Ana Amélia cita 'The Economist' e diz que momento econômico merece atenção



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (26), a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que a imagem do Brasil diante do mundo “vai mudar para pior” nos próximos dias. A senadora fez referência à próxima edição da revista britânica The Economist, em que a capa mostra um Cristo Redentor estilizado, imitando um foguete em queda, com uma pergunta: “O Brasil estragou tudo?”. A revista fez em 2009 uma capa com uma imagem parecida, com a estátua do Cristo decolando. O destaque, na época, era para o crescimento econômico do país e seu papel de liderança na América Latina.

A senadora disse que a análise de economistas estrangeiros sobre o atual momento econômico do Brasil merece a atenção dos senadores e do governo brasileiro. A matéria lembra que o Brasil passou bem pelo auge da crise da economia mundial, entre 2008 e 2009, e registrou um crescimento expressivo em 2010, de mais de 7%. No entanto, desde 2011, o país tem apenas 2% de crescimento médio e ainda teve de lidar com recentes manifestações populares, que pediam mais qualidade e ética nos serviços públicos.

A senadora também destacou artigo do ex-deputado e ex-ministro Delfim Netto, publicado no jornal Folha de S. Paulo, em que o economista aponta a relação entre o sucesso dos processos de licitação para obras de infraestrutura e o crescimento econômico do país. Ana Amélia disse que o governo deve levar em conta essas análises, para buscar a retomada do crescimento da economia nacional. Ela apontou que, como senadora, busca votar com o governo, quando entende que a medida é favorável ao país. No entanto, prosseguiu, vota de forma contrária quando entende que a medida pode prejudicar o Brasil.

- Todos aqui torcem para o Brasil dar certo – disse Ana Amélia.

Grupo Record

A senadora também cumprimentou a Rede Record de Televisão, que está completando 60 anos de fundação esta semana. Na última terça-feira (24), O Congresso Nacional realizou sessão solene em homenagem à Record, no Plenário do Senado. Ana Amélia afirmou que cidadania e democracia só ocorrem com liberdade de expressão e livre acesso às informações.

Ana Amélia elogiou o trabalho da Rádio Guaíba e do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, veículos gaúchos integrantes do Grupo Record. Na opinião da senadora, que trabalhou por quase 40 anos como jornalista, a Rede Record é um exemplo de como a comunicação séria e transparente pode melhorar a história de um país e a vida das pessoas.

- Sempre acreditei na comunicação como um aliado indispensável da democracia. Espero que a Record e outros grupos de mídia continuem na busca pela comunicação transparente e confiável – declarou.



26/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


'Momento merece reflexão e providências', diz Agripino sobre vaias à Dilma

Pequeno produtor merece atenção especial no CAR

Paulo Octávio diz que LBV merece mais atenção

Bom momento econômico não elimina desafios de Dilma

Em visita a Sarney, presidente do BID destaca momento econômico do Brasil

Renan pede pressa nas reformas para aproveitar momento econômico favorável