Renan pede pressa nas reformas para aproveitar momento econômico favorável



O presidente do Senado, Renan Calheiros, observou, nesta segunda-feira (15), que o momento atual é propício ao crescimento da economia dos países emergentes, e que, por isso, é necessário fazer todas as reformas, para que "não se perca a oportunidade".

- O Senado tem feito a sua parte. Desde a Constituinte, 2006 foi o ano em que votamos mais leis originárias do próprio Legislativo. Votamos matérias importantes, como o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica], a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o fim do monopólio do IRB [Instituto de Resseguros do Brasil], a Reforma Tributária. Tudo isso para levar o Brasil rumo ao seu destino histórico, que é o crescimento - disse o senador.

A declaração foi feita logo após a cerimônia de posse do senador Adelmir Santana (PFL-DF) na presidência do Conselho Deliberativo Nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na ocasião, tomou posse também, para seu segundo mandato como diretor-presidente, Paulo Okamotto, e demais membros da diretoria executiva.

Renan observou ainda que as micro e pequenas empresas representam 60% da mão-de-obra do país, mas ainda têm participação inexpressiva nas exportações, o que precisa sermodificado.

- Com estímulos, simplificação, diminuição de prazos, vamos caminhar para a formalização - disse ele.

Adelmir Santana assumiu o compromisso de dar continuidade aos pilares básicos do Sebrae e o desafio de conduzir a regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

- Sabendo do importante papel da Lei Geral nos próximos anos para a redução da carga tributária, a formalização dos negócios e a construção de um melhor ambiente para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, não medirei esforços para defendê-la - disse o senador.

A cerimônia também contou com as presenças do presidente da República em exercício, José Alencar, do presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL-DF), e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.



15/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante diz que economia brasileira vive 'momento excepcional' e pede coragem para as reformas

Tebet pede pressa nas reformas

Tebet pede pressa e clareza no encaminhamento das reformas

Renan pede pressa para projeto que beneficia vítimas de ação criminosa

Renan pede aceleração das reformas

Agripino pede pressa na indicação do relator do caso Renan Calheiros