Pimentel afirma a empresários colombianos que Brasil vai recuperar a competitividade
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou nesta sexta-feira (9), em Bogotá, que o Brasil vai perseguir o objetivo de investir e estimular a inovação tecnológica para recuperar a competitividade da indústria nacional.
Durante palestra no XXIII Congresso Nacional de Exportadores da Colômbia, Pimentel apresentou as estratégias do Plano Brasil Maior e defendeu a integração comercial entre os países latino-americanos. “Temos um mercado consumidor potencial de 500 milhões de pessoas na América Latina, um ativo importante que devemos utilizar para enfrentar a competição internacional, principalmente a asiática”, afirmou.
Pimentel também destacou a importância das medidas de defesa comercial anunciadas pelo governo brasileiro no mês passado. “Em um cenário de dólar valorizado, crise internacional e importações crescentes, estamos mais atuantes na defesa comercial. Sem apelar ao protecionismo, dentro das regras da Organização Mundial de Comércio, mas com o objetivo de combater a concorrência desleal e ilegal”, disse.
Nessa quinta-feira, em audiência com Pimentel no Palácio Nariño, sede do governo colombiano, o presidente Juan Manoel Santos disse que Brasil e Colômbia são os dois países latino-americanos mais preparados para enfrentar a crise financeira internacional.
Santos anunciou a intenção de triplicar as exportações colombianas nos próximos dez anos. “Para isso, apostamos na cooperação entres os países latino-americanos”, afirmou.
A corrente de comércio entre Brasil e a Colômbia somou US$ 2,2 bilhões entre janeiro e julho de 2011, com superavit de US$ 694 milhões para o Brasil. Entre 2001 e 2010, o comércio entre os dois países cresceu 1.117,2%, com superavit brasileiro.
09/09/2011 19:17
Artigos Relacionados
Valdir Raupp afirma que indústria brasileira precisa recuperar competitividade
Ana Amélia diz que Brasil precisa recuperar competitividade
Com fim da CPMF, Brasil vai recuperar competitividade internacional, diz líder do DEM
Mudança de paradigmas coloca Brasil diante de desafios, afirma Fernando Pimentel
Fernando Bezerra: empresários querem reforma tributária que dê competitividade ao produto nacional
Ministro afirma que momento histórico favorece a competitividade