Ana Amélia elogia Itamaraty pela atuação em relação ao comércio internacional




Em pronunciamento nesta terça-feira (11), a senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou o desempenho do Ministério das Relações Exteriores (MRE) quanto ao comércio internacional. Para a senadora, a atuação da diplomacia brasileira no mercado mundial vem sendo "qualificada, pontual, oportuna, necessária, extremamente competente e prudente".

De acordo com Ana Amélia, o MRE ampliou sua equipe especializada em contenciosos e disputas comerciais e criou uma força tarefa específica para as relações Brasil-China, por exemplo.

Além disso, informou a parlamentar, o Itamaraty assinou recentemente protocolo com a Advocacia Geral da União (AGU) para aperfeiçoar a atuação brasileira em negociações perante a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Para Ana Amélia, essas ações mostram que o Brasil está me busca de suprir sua necessidade de divulgar de maneira mais agressiva os produtos nacionais no mercado mundial.

- O comércio mundial de bens e serviços vive momento delicado - disse a senadora, referindo-se às dificuldades enfrentadas pela maioria dos países frente à crise econômica internacional.

Ana Amélia aproveitou para comentar as notícias de que determinado carro popular é vendido no Brasil por R$ 26 mil, enquanto o mesmo veículo custa R$ 18 mil na vizinha Argentina.

- O Ministério Público Federal já está pedindo ao Ministério da Fazenda informações para avaliar por que o preço do automóvel no Brasil é tão diferente, tão mais caro do que o praticado na Argentina ou do que nos Estados Unidos - acrescentou.



11/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


GILBERTO MIRANDA ELOGIA ATUAÇÃO DO ITAMARATY

Jucá elogia atuação da Confederação Nacional do Comércio

Jucá elogia atuação de Sérgio Amaral no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Simon elogia atuação de Dilma na política internacional

Presidente do Mali visita o Senado e elogia atuação do Brasil no cenário internacional

Ana Amélia elogia Justiça Eleitoral pela campanha Voto Limpo