GILBERTO MIRANDA ELOGIA ATUAÇÃO DO ITAMARATY
O senador Gilberto Miranda (PFL-AM) destacou a "crescente valorização doprecioso patrimônio institucional brasileiro" representado pela sua diplomacia. Conforme o senador, a qualidade do serviço diplomático do país "vem de uma longa e sólida tradição, de defesa das aspirações da nação, de promoção da harmonia com os vizinhos e parceiros internacionais".
Gilberto Miranda lembrou que a diplomacia nacional tem sabido responder aos desafios de cada horahistórica, promovendo as mudanças necessárias em sua atuação e usando a favor do Brasil as oportunidades internacionais.
- Foi assimhá um século, quando foi assegurada a formidável empreitada da construção de nossas fronteiras, estáveis e seguras, da paz com nossos muitos vizinhos e da credibilidade junto a eles - assinalou.
Ele ressaltou que a recém-adquirida credibilidadee confiabilidade do Brasil no cenário internacional, por força de sua evolução interna e por ação da diplomacia brasileira, produz também uma dinâmica de retorno. "O Brasil desperta interesse, é procurado para parcerias políticas e econômicas, para investimentos. Tudo isso contribui para o nosso desenvolvimento econômico e social", observou.
O senador disse que o Itamaraty deixou de ser "de punhos de renda" para transformar-se numa instituição de "mangas arregaçadas, trabalhando, com afinco e com altos resultados para o bem do Brasil e para o progresso da sociedade brasileira".
Gilberto Miranda também destacou a importância do Mercosul, afirmando que esse mercado continental "gera comércio com outras regiões do mundo e fortalece a democracia em nossa região". Salientou que, segundo a firme posição do Itamaraty, o Mercosul deverá ser o canal de inserção de seus participantes na futura Área de Livre Comércio das Américas, a Alca".
15/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
GILBERTO MIRANDA ELOGIA PROGRAMAS PARA A EDUCAÇÃO
Ana Amélia elogia Itamaraty pela atuação em relação ao comércio internacional
Toma posse Gilberto Miranda
GILBERTO MIRANDA RECEBE HOMENAGENS EM PLENÁRIO
LEI AMBIENTAL PROTEGERÁ AMAZÔNIA, DIZ GILBERTO MIRANDA
GILBERTO MIRANDA APONTA ÊXITO DA PRIVATIZAÇÃO