Ana Amélia exige 'atitude enérgica' diante de denúncias de espionagem



A senadora Ana Amélia (PP-RS) citou em Plenário nesta segunda-feira (8) reportagens do jornal O Globo que denunciam a existência de uma base dos Estados Unidos de espionagem por satélite no Brasil. A parlamentar exigiu providências do governo contra o que classificou como "interferência indevida na própria soberania nacional" e destacou o papel da imprensa livre na divulgação dos fatos.

- O que nós estamos vendo hoje derruba por terra as tentativas de amordaçamento da mídia através da crição de conselhos de comunicação, democratização da mídia - afirmou a senadora.

Ana Amélia ratificou a assinatura de requerimentos para que o embaixador dos Estados UNidos no Brasil, Thomas Shannon, e o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, forneçam esclarecimentos ao Senado sobre a atuação das agências NSA e CIA em Brasília para monitorar comunicações de brasileiros. Para ela, as instituições democráticas devem ser fortalecidas, e a ocorrência de espionagem demanda uma "atitude pública enérgica".

- Não é apenas uma questão da relação bilateral. Isso é muito sério para o mundo, para o planeta, para a segurança e para a privacidade de qualquer cidadão no Brasil e no mundo - avaliou.

A senadora também apontou a necessidade de se respeitar a legislação brasileira e deixar claro que a colaboração de empresas brasileiras com empresas estrangeiras para troca de informações constitui "procedimento ilegal e inconstitucional". Ana Amélia ainda defendeu o debate sobre a definição de um marco civil da internet e sobre políticas que preservem a privacidade dos cidadãos nas redes de comunicações.

Papiloscopistas

Ana Amélia abriu seu discurso chamando a atenção dos senadores para a votação do PLS 244/2009, sobre a condição de perito oficial dos papiloscopistas. Ela lembrou que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa rejeitou o substitutivo da Câmara dos Deputados e manteve o texto original do Senado, "que interessa mais à categoria". A senadora sublinhou a importância dos papiloscopistas, considerando que o número de profissionais em atuação está abaixo do ideal para a resolução de investigações.



08/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder da bancada do PMDB exige atitude do governo em relação as denúncias de nepotismo

Emilia protesta contra atitude do ministro da Educação diante da greve dos professores

Orçamento impositivo é uma necessidade diante das falhas do governo, diz Ana Amélia

Ana Amélia condena espionagem de autoridades brasileiras

JEFFERSON SE DECLARA PERPLEXO DIANTE DA GRAVIDADE DAS DENÚNCIAS

Comissão debate denúncias de espionagem