Ana Amélia faz balanço de sua atuação neste ano no Senado



Num rápido balanço de seu trabalho neste ano, a senadora Ana Amélia (PP-RS) considerou a iniciativa mais importante de seu mandato a lei que garante cobertura dos planos de saúde para tratamento com medicamento oral para o doentes com câncer.

- Quando essa lei começar a valer em maio do ano que vem, vai permitir que mais de um milhão de portadores de câncer recebam tratamento oral eficiente e seguro em sua própria casa - comentou a senadora.

Ana Amélia destacou que também voltou suas atenções para os problemas dos aposentados do Fundo Aerus, para o fim do fator previdenciário, em favor do fim do voto secreto no Congresso, e pela solução de problemas para a exportação de produtos brasileiros para a Argentina, entre outros assuntos.

Ela comentou ainda que, a seu pedido, foram realizados vários debates nas comissões do Senado. Um deles, sobre a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. Outro foi sobre a lenalidomida,  substância usada no tratamento de um tipo de câncer chamado mieloma múltiplo. A doença afeta a produção de sangue e o funcionamento da medula óssea.

- Depois dessa audiência a Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] prometeu reavaliar o uso da lenalodamida, medicamento proibido no Brasil, mas que é essencial para recuperação dos portadores dessa doença. Só no Brasil mais de 60 mil pessoas sofrem diariamente com o difícil enfrentamento desse câncer. Em muitos casos, esses bravos portadores são obrigados a vender seu próprio carro para conseguir pagar o medicamento que é comprado em outros países.



17/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Rita faz balanço de sua atuação no Senado

Júlio Eduardo faz balanço de sua atuação no Senado

Júlio Eduardo faz balanço de sua atuação no senado

Júlio Eduardo faz balanço de sua atuação no Senado

REGINA DESPEDE-SE DO SENADO E FAZ BALANÇO DE SUA ATUAÇÃO

Suplicy continua a apresentar balanço de sua atuação no Senado