Ana Amélia lembra os 100 anos de criação da profissão de técnico agrícola
Em pronunciamento nesta quinta-feira (7), a senadora Ana Amélia (PP-RS) comemorou os 100 anos de criação da profissão de técnico agrícola e disse que a atividade é uma das responsáveis pelo sucesso obtido atualmente pela agricultura brasileira.
Ana Amélia disse que muito se fala no papel do Brasil como o celeiro do mundo, mas que pouco destaque se dá à profissão do técnico agrícola, categoria que reúne profissionais que trabalham em três turnos, enfrentando sol, chuva, falta de conforto e estradas esburacadas, "tudo em favor do desenvolvimento da agricultura nacional". A primeira escola de técnicos agrícolas foi criada em Viamão (RS) em 1910.
A senadora também registrou a realização de audiência pública, nesta quinta-feira, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), com representantes da pesquisa agropecuária e da vigilância sanitária, que reafirmou a necessidade do retorno de investimentos em extensão rural no país.
Na avaliação de Ana Amélia, o equilíbrio macroeconômico, o controle da inflação e o equilíbrio orçamentário recentes muito devem ao trabalho desempenhado pela agricultura nos últimos anos.
O setor agrícola reúne hoje diversas condições favoráveis, afirmou a senadora, ressaltando que o Brasil deverá produzir cerca de 162 milhões de toneladas de grãos na safra 2010/2011, o que significa um recorde histórico e um aumento de 8,6% sobre a safra anterior, com mais de 10 milhões de toneladas sobre a produção da safra passada e acréscimo de apenas 3,9% da área cultivada.
Isso demonstra, segundo Ana Amélia, o elevado padrão de eficiência e produtividade da agricultura brasileira, além da grande capacidade produtiva dos empreendedores e produtores rurais do país. A senadora considera que esses dados "revelam também o fundamental, a base para a discussão do Código Florestal", no qual o Senado está trabalhando.
Em seu discurso, Ana Amélia destacou ainda a aprovação recente, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, de projeto já aprovado no Senado que institui o piso salarial de técnico de nível médio em R$ 1.940. A matéria, de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), ainda depende de uma última votação no Plenário da Câmara.
07/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
ENTREVISTA LEMBRA 20 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ARTISTA
Ana Amélia comemora seis anos de criação da Lei Maria da Penha
Alvaro Dias lembra os 50 anos de criação da Petrobras
Renan lembra os cinco anos de criação do Bolsa-Família
Suplicy lembra os 50 anos de criação de entidade de apoio a gestantes
MOREIRA MENDES LEMBRA 110 ANOS DE CRIAÇÃO DO REGISTRO DO COMÉRCIO