Renan lembra os cinco anos de criação do Bolsa-Família



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) registrou nesta quarta-feira (22) a passagem do quinto ano de criação do programa Bolsa-Família, matéria da qual foi o relator no Senado. Embora reconheça que o programa "é um enorme sucesso", Renan observou que chegou o momento "da transição do modelo de dar o peixe para o de ensinar a pescar".

Renan lembrou que o programa reúne outras quatro ações sociais: o Bolsa-Escola, o Cartão-Alimentação, o Bolsa-Alimentação e o Auxílio-Gás. Ele observou que, hoje, 11 milhões de famílias são beneficiadas com o repasse mensal de R$ 700 milhões, sendo que, nos cinco anos de existência do Bolsa-Família, mais de R$ 41 bilhões foram desembolsados - metade desses recursos, destinados à Região Nordeste.

- Infelizmente, em Alagoas, o programa enfrenta alguns problemas. Maceió, a nossa capital, foi desabilitada dos programas federais, por descumprir exigências formais - lamentou.

O senador assinalou ainda que nos lares atendidos pelo Bolsa-Família, as pessoas utilizam mais recursos em alimentação, material escolar e vestuário infantil. Nessas moradias, acrescentou o senador, as crianças freqüentam mais o sistema de ensino e abandonam menos as escolas. Renan disse que uma das principais contribuições do programa foi a redução da pobreza, que caiu de 28% para 18%, no período de 2003 a 2007, com o incremento médio de 49% na renda das famílias.



22/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela destaca os dez anos de criação do Bolsa Família

Valdir Raupp registra nove anos de criação do Bolsa Família

Renan destaca eficiência e alcance sócio-econômico do Bolsa Família nos dez anos do programa

Dez anos de Bolsa Família são comemorados com debates

Dez anos do Bolsa Família é lembrado por Dilma

Ceará comemora 10 anos do Bolsa Família com seminário