Ana Amélia pede valorização do ensino



Em pronunciamento nesta terça-feira (15), a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse esperar que a vocação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 reforce a prioridade para a educação, setor que precisa de "gestão eficiente e transparente" e "sem sobrecargas a estados e municípios". A parlamentar ainda ressaltou a importância dos professores, homenageados nesta data, mas classificou como desestimulantes os salários da categoria.

- Lamentavelmente, os profissionais da educação ainda são pouco valorizados na nossa sociedade. A desvalorização do mestre no Brasil, acentuada nas últimas décadas, demonstra como os investimentos públicos e os recursos minguaram para essa área - lamentou.

Ana Amélia salientou que o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calcula que um professor precisaria de um salário de, no mínimo, R$ 2.800, mas o piso nacional dos professores é de R$ 1.567. Para a senadora, que citou dados sobre a quantidade de brasileiros que dependem do ensino público, a desvalorização do mestre revela o declínio dos investimentos governamentais na área nas décadas recentes.

A parlamentar chamou a atenção dos demais senadores para a necessidade de previsão orçamentária que permita corrigir as distorções no setor educacional.

- Não há políticas de saúde, de infraestrutura, de saneamento básico ou de segurança que funcionem de modo efetivo sem o devido valor à educação - afirmou.

Argumentando que o Brasil precisa olhar com mais atenção para a educação em todos os níveis, Ana Amélia ainda pediu atenção para os bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras, que - conforme relato que leu em Plenário - não têm recebido o apoio devido da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).



15/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia pede valorização dos professores

Combate às drogas requer políticas transversais e valorização das comunidades terapêuticas, diz Ana Amélia

Mozarildo pede valorização dos municípios

Valdir Raupp pede valorização dos professores

Ademir pede valorização dos servidores públicos

Suassuna pede valorização dos servidores públicos