Ana Amélia quer ampliar direitos do passageiro em caso de alteração do bilhete aéreo



Ampliar os direitos do passageiro que sofre com a cobrança abusiva de multas por parte das empresas aéreas, quando precisa mudar data ou horário de suas viagens. Esse é o objetivo do PLS 24/2012, apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que determina a restituição da quantia efetivamente paga, “independente do tipo de tarifa”, caso a passagem não seja utilizada no prazo de um ano.

- Trata-se de iniciativa que visa melhorar a qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreas coibindo-se eventuais abusos que, infelizmente, ainda ocorrem – explica a autora.

O projeto altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7565/1986), que valida o bilhete por um ano, após a emissão, e determina a restituição do valor pago, descontados os 10% da taxa de serviços prestados, mas não protege os passageiros que adquirem o bilhete por meio de tarifas promocionais.

O relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apresentou voto pela constitucionalidade e juridicidade da matéria e, no mérito, pela aprovação da matéria, que está pronta para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

– O projeto sob exame, ao sanar a mencionada lacuna normativa, estabelece um critério de equidade. O desconto de uma taxa de serviço de até 10% do valor da tarifa, a par de assegurar a cobertura dos custos administrativos em que tenham incorrido, previne o cometimento de abusos por parte das operadoras do transporte aéreo – argumenta Aloysio Nunes.

Caso seja aprovado na CCJ, o projeto poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados, se não for apresentado recurso para apreciação no Plenário do Senado.



23/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Passageiro que cancelar bilhete aéreo pode ter garantia de restituição de até 95% do valor

Ana Amélia quer novas regras para recuperar sistema de transporte aéreo

Cristovam quer ampliar luta por direitos

PASSAGEIRO DE AVIÃO PODERÁ SER RESSARCIDO EM CASO DE "OVERBOOKING"

Ideli Salvatti quer ampliar direitos políticos de brasileiros no exterior

Governo quer ampliar consenso sobre proposta de regulamentação dos direitos autorais