Ana Amélia quer retomada dos repasses do Proex para empresas gaúchas



A senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu que o Ministério da Fazenda, o Banco do Brasil e o Banco Central retomem o repasse de dinheiro do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) cuja suspensão tem prejudicado empresas gaúchas de setores como o de arroz e o calçadista.

O repasse semanal às pequenas e médias empresas exportadoras está suspenso desde 29 de janeiro, lamentou a senadora, ao frisar que muitas empresas dependem do dinheiro do Proex para conquistar novos mercados.

Na região de Novo Hamburgo, com forte atuação do setor calçadista, R$ 5  milhões deixam de estimular as empresas no mercado externo, o que pode obrigá-las a tomar dinheiro de outras fontes, com juros mais elevados, alertou Ana Amélia.

- Vale lembrar que as exportações gaúchas somaram um bilhão e vinte milhões de dólares em fevereiro, representando uma queda de 5,8 por cento em relação ao mesmo período de 2013, segundo a Federação das Indústrias. O saldo da balança comercial do meu estado, portanto, ficou negativo em 530 milhões de dólares, mesmo com a desvalorização média do câmbio - registrou a senadora.



19/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia relata dificuldades de pequenas e médias empresas gaúchas

Manual orienta empresas a participar do Programa de Financiamento às Exportações (Proex)

Ana Amélia presta solidariedade ao Japão e pede ajuda para cidades gaúchas atingidas por enchentes

Ana Amélia volta a pedir reajuste da tabela de repasses do SUS

Finep vai investir R$ 25 milhões em empresas gaúchas

Deputado critica passividade do governo perante as barreiras impostas pela Argentina às empresas gauchas