Ana Amélia ressalta sanção sem vetos da lei que facilita tratamento domiciliar do câncer
A senadora Ana Amélia (PP-RS) agradeceu à presidente Dilma Rousseff por ter sancionado, sem vetos, a lei que garante aos usuários de planos de saúde o direito à quimioterapia oral em casa. A lei proposta em 2011 pela senadora foi sancionada na semana passada e beneficiará, segundo Ana Amélia, mais de um milhão de pacientes de câncer em todo o país que têm planos de saúde. Ela informou que as novas regras entrarão em vigor em maio do ano que vem.
- Aproximadamente 40% dos tratamentos oncológicos empregam medicamentos de uso domiciliar; em 15 anos 80% dos casos serão tratados em casa, reforçando a importância dessa decisão. Pesquisa comprova que a inclusão do tratamento do câncer em casa, com uso de quimioterapia oral, é mais eficiente para o paciente com câncer, sustentável para os planos de saúde e com potenciais efeitos positivos ao melhor funcionamento do Sistema Único de Saúde, que é público - afirmou a senadora.
Ana Amélia também destacou a importância de duas novas leis deste ano que beneficiam doentes de câncer: a que garante à mulher cirurgia reparadora no mesmo procedimento feito para a retirada de câncer de mama, e a que obriga o SUS a iniciar tratamento contra o câncer em até 60 dias após o diagnóstico.
Ana Amélia lamentou que mais um beneficiário do Fundo Aerus tenha morrido sem ver atendidos seus direitos. Desta vez foi o comissário Guerreiro, que morreu nesta quarta-feira (20) no estado de São Paulo.
O Aerus é um fundo de pensão de trabalhadores das extintas Vasp e Transbrasil, que está sob intervenção, por causa de rombo financeiro. Por causa disso, esses trabalhadores estão recebendo apenas 8% do que deveriam receber como aposentadoria complementar.
O caso está na Justiça e a senadora Ana Amélia afirmou que, apesar da tristeza, os beneficiários do Aerus não perdem a esperança de ver o problema resolvido e de receberem o valor a que têm direito.
- Não é possível que os funcionários que contribuíram rigorosamente para ter um fundo de aposentadoria complementar percam tudo isso por falta de uma fiscalização adequada do funcionamento desse fundo de pensão - disse a senadora.
20/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia ressalta importância de tratamento domiciliar de câncer ser garantido em lei
Ana Amélia confia em sanção de projeto que amplia tratamento do câncer
Planos de saúde serão obrigados a cobrir tratamento domiciliar de câncer
Planos de saúde poderão ter que cobrir tratamento domiciliar contra câncer
Prazo para começar tratamento contra câncer começa a valer nesta quinta, lembra Ana Amélia
Vai à Câmara cobertura para tratamento oncológico domiciliar por planos de saúde