Prazo para começar tratamento contra câncer começa a valer nesta quinta, lembra Ana Amélia
Entra em vigor na próxima quinta-feira (23), a Lei 12.732/2012, que estabelece o prazo de 60 dias para que o SUS garanta o início do tratamento de pacientes diagnosticados com câncer. A lembrança foi feita no Plenário pela senadora Ana Amélia (PP-RS).
Ela observou que o tempo para iniciar o tratamento é uma variável fundamental para a eficácia do combate ao câncer. Quanto mais cedo começam as terapias, maiores as chances de sobrevivência do paciente, disse a senadora, ressaltando que o câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil (a primeira causa são as cardiopatias).
– No SUS esse tempo também é relevante e determinará a eficiência das políticas publicas de saúde no atendimento à população, especialmente para aqueles com limitação de renda – afirmou a senadora.
Ana Amélia afirmou que o dever do legislativo já foi feito e que agora o Ministério da Saúde e o SUS precisam criar condições gerenciais para que a lei sirva ao cidadão, podendo assim reduzir as chances de mortalidade por câncer.
Ela citou estudo apresentado na revista internacional Lancei Oncology que alerta: se não houver melhoria no diagnostico precoce e no acesso a tratamento, a America Latina corre o risco de enfrentar um aumento substancial no número de mortes por câncer.
– O próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reconhece que cumprir a meta será um desafio de gestão entre União, estados e municípios – afirmou a senadora.
O Ministério Público Federal realiza nesta quarta-feira (22) audiência pública para tratar da implementação da lei, informou a senadora.
21/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Prazo máximo de 60 dias para início de tratamento do câncer começa a valer
Medicamento em casa contra o câncer começa a valer em 180 dias
Tratamento de câncer deve começar ao se descobrir a doença, dizem debatedores
Prazo para início do tratamento de câncer está em debate na CAS
Ana Amélia confia em sanção de projeto que amplia tratamento do câncer
Ana Amélia ressalta importância de tratamento domiciliar de câncer ser garantido em lei