Ana Júlia destaca fidelidade dos mais pobres ao presidente Lula
"Os formadores de opinião estão atônitos, atarantados, confusos e desorientados com o fato de a população mais pobre estar demonstrando a cada dia que está decidida e convicta de que o governo Lula fez muito e continua trabalhando para melhorar sua vida". A opinião é da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) que, em discurso nesta quarta-feira (14), atribuiu a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas eleitorais ao reconhecimento de sua administração pelo povo de mais baixa renda.
Mesmo deixando claro que acredita em alterações no cenário político com o início da propaganda eleitoral, Ana Júlia observou que as seguidas pesquisas realizadas apontam que as camadas mais pobres da população são fiéis ao presidente Lula. Ela opinou que o povo tem carinho e se identifica com o atual presidente da República. Os votos do principal adversário petista na eleição presidencial, Geraldo Alckmin, do PSDB, ao contrário, têm se mostrado voláteis, comparou a senadora.
- Parece que a população mais pobre já escolheu seu candidato. Os índices mostram isso. Ao mesmo tempo, o baronato empresarial, os donos do sistema financeiro também já fizeram sua opção. O povo está com Lula, os empresários com o ex-governador de São Paulo - afirmou Ana Júlia.
Na avaliação da senadora pelo Pará, as pessoas mais pobres votam em Lula porque ele melhorou a vida de milhões com programas como o Bolsa Família. Ana Júlia informou que atualmente mais de 9,2 milhões de famílias são atendidas pelo programa. Ela também destacou o reajuste do salário mínimo deste ano, que teria sido o maior dos últimos 20 anos.
Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) avaliou que muito já foi feito pelo governo Lula, mas muito ainda há por fazer. Já o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) afirmou que as pesquisas atuais também sinalizam vitórias dos candidatos do PSDB a governador em Minas Gerais, Aécio Neves, e em São Paulo, José Serra, mas ainda é cedo para antecipar qualquer resultado.
Por sua vez, o senador César Borges (PFL-BA) disse que o início da campanha pela rede obrigatória de televisão possibilitará às pessoas menos esclarecidas tomarem conhecimento de escândalos como o "mensalão" e a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa. Ele acredita que o presidente Lula vem manipulando as pessoas mais necessitadas por meio de programas assistenciais.14/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mário Couto critica presidente Lula e governadora Ana Júlia Carepa por descaso com o Pará
Mário Couto cobra do presidente Lula e da governadora Ana Júlia cumprimento de promessas feitas à população do Pará
Ana Júlia diz que Lula destina mais verbas ao Pará que FHC em quatro anos
Plano Real: Renan destaca melhoria da renda dos mais pobres
Tuma destaca resultado da conferência da Unctad em favor dos países mais pobres
João Alberto elogia fóruns e destaca mensagem do presidente Lula