Ana Júlia elogia contrato firmado pela Eletronorte
A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) elogiou o contrato de R$ 10 bilhões, para fornecimento de energia, firmado entre a Eletronorte e a Albrás, produtora de alumínio controlada pela Companhia Vale do Rio Doce. Com a iniciativa, disse ela, a estatal de energia conseguiu eliminar o subsídio que concedia à Albrás, reajustar a tarifa em um percentual superior a 100% e garantir a sua saúde financeira pelos próximos 20 anos.
Tudo isso, observou a senadora, só se tornou possível por meio do novo marco regulatório para o setor elétrico, divulgado no mês passado pelo governo. Segundo informou, a Eletronorte venceu um leilão público no Mercado Atacadista de Energia, amplamente divulgado pela Internet, para fornecer eletricidade à produtora de alumínio.
- O leilão funcionou como um teste para o novo modelo do setor e comprova que o governo Lula está no caminho certo, além de demonstrar ao mercado o relacionamento sadio entre o setor público e a iniciativa privada - afirmou Ana Júlia.
A senadora observou que, nos anos 80, foram firmados contratos pela Eletronorte com empresas do setor de alumínio que garantiram energia subsidiada por 20 anos. Apenas nos últimos 10 anos, citou, deixaram de entrar nos cofres da estatal R$ 4 bilhões por conta desses subsídios. Como a área atendida pela Eletronorte é muito pobre, disse Ana Júlia, o fim do fornecimento de energia subsidiada é muito importante, "não só para a geradora como para os seus consumidores".
13/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Júlia apela à Vale do Rio Doce para que cumpra acordo firmado com índios
Usuário não pode romper contrato já firmado com operadora
Contrato firmado para despoluição do rio Tietê, em São Paulo
Viegas explica contrato firmado com Fundação Getúlio Vargas
Randolfe Rodrigues diz que contrato firmado por associação lesa cantores e compositores
CPI das ONGs quer informações sobre contrato firmado entre o governo do Piauí e a Finatec