Contrato firmado para despoluição do rio Tietê, em São Paulo



Acordo entre o BNDES e a Sabesp prevê investimentos para a terceira etapa do Programa de Despoluição do Rio Tietê

Com o objetivo de despoluir o rio Tietê, em São Paulo, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),

Luciano Coutinho, e a presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena, assinaram, na última sexta-feira (15), contrato de financiamento de R$ 1,35 bilhão para o local.

Os investimentos totais somam R$ 2,9 bilhões e abrangerão 27 municípios da região metropolitana de São Paulo com os mais diversos perfis de cobertura de serviço, renda média da população e extensão territorial.

Os recursos a serem liberados pelo Banco à Sabesp destinam-se ao Programa de Despoluição do Rio Tietê, projeto iniciado em 1992 e que está, agora, em sua terceira etapa.

Durante a execução do projeto, há previsão de que sejam gerados 19.840 empregos, dos quais 13 mil indiretos e 6,7 mil diretos. Na terceira etapa do Programa de Despoluição do Rio Tietê, que deverá estar concluída em 2016, a Sabesp irá garantir a continuidade das ações que visam à melhoria das condições ambientais e a expansão dos serviços de esgotamento sanitário na região metropolitana de São Paulo.

Investimento

O financiamento cobrirá a contrapartida de responsabilidade da Sabesp no âmbito de contrato celebrado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a execução da etapa atual e que prevê a ampliação da cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na região metropolitana de São Paulo.