Ana Júlia quer empenho do Brasil pela paz no Iraque
A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) afirmou nesta quinta-feira (27) que a diplomacia brasileira deve, com o máximo de empenho, tentar evitar a guerra entre Estados Unidos e Iraque. Ela propôs que o Brasil apóie o memorando da França, Rússia e Alemanha contra a invasão, sustente a proposta de ampliar o tempo para os inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) realizarem investigações e até mesmo proponha o envio de tropas de paz da ONU para o Iraque.
Segundo Ana Júlia, o Brasil não pode aceitar a atitude irresponsável dos Estados Unidos, que, depois de apoiarem Saddam Hussein e Osama bin Laden quando lhes interessava, agora querem arrastar o mundo numa guerra para exterminá-los.
Em resposta, Celso Amorim afirmou que a diplomacia brasileira está em permanente contato com os membros latino-americanos do Conselho de Segurança da ONU - o Chile e o México - e tem trabalhado no apoio a todas as iniciativas contrárias à guerra.
- Não acredito na versão otimista de um conflito de duas semanas. Tenho convicção de que a guerra será longa, com prejuízos sérios ao Brasil em relação a investimentos estrangeiros, preços do petróleo e oportunidades para exportação.
Amorim manifestou sua satisfação diante do repúdio unânime dos senadores à guerra, dizendo que essa posição fortalece sua convicção de que -vale a pena lutar pela hipótese de paz, mesmo que suas possibilidades de êxito sejam minoritárias-.
Requerimento
Ana Júlia, por meio de requerimento apresentado à Mesa do Senado, solicitou o envio de uma comissão de senadores à Bagdá, capital do Iraque, entre os dias 4 e 7 de março próximos, onde parlamentares de vários países estarão discutindo alternativas para evitar o início de uma guerra dos EUA e Grã-Bretanha naquele país.
27/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Iraque quer aumentar intercâmbio comercial com o Brasil
Luiz Otávio quer participação do Brasil na reconstrução do Iraque
Brasil quer fortalecer relação com Iraque, diz Tião Viana
Freire critica EUA e quer que o Brasil se posicione contra a guerra no Iraque
Hélio Costa quer saber se o Brasil exportou urânio para o Iraque
Heráclito parabeniza brasileiro indicado pela ONU para atuar no Iraque