Ana Júlia registra aniversário do Basa



O 61º aniversário do Banco da Amazônia S.A. (Basa), no último dia 9, foi registrado em Plenário nesta terça-feira (15) pela senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA). Ela informou que a revista Exame deste mês situa o Basa como o 25º maior banco do país, algo, em sua opinião, -a ser comemorado, principalmente depois que governantes neoliberais tudo fizeram para desacreditar instituições públicas, inclusive bancos públicos-.

Ana Júlia lembrou que o banco foi criado com o nome de Banco de Crédito da Borracha S.A. (BCB), com a missão de estimular a proteção e comercialização da borracha natural, então matéria-prima estratégica para as forças aliadas durante a 2ª Guerra Mundial. E que, com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico e social como o agente financeiro do governo federal para a região, o banco recebeu sua atual denominação em 1966.

A senadora referiu-se ao novo desenho da política de crédito do Basa e à prioridade dada pela instituição à redução das desigualdades regionais. Falou também sobre o credenciamento do banco para operar com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e sobre novas fontes de financiamento da instituição. Por tudo isso, destacou Ana Júlia, seu discurso não era uma mera formalidade política movida por sentimento bairrista ou corporativo, mas um registro de quem vê -que novos ventos estão soprando no rumo de uma rica, longínqua e esquecida região, dando-lhe, finalmente, a oportunidade de experimentar um desenvolvimento como nunca dantes experimentara-.



15/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Júlia destaca aniversário de 'O Liberal'

Ana Júlia pede reafirmação do compromisso com democracia no aniversário do golpe de 64

Ana Júlia registra 70 anos de sindicato dos bancários

Ana Júlia registra avanços em favor da mulher

Ana Júlia registra empréstimos do BNDES ao Pará

Ana Júlia registra assassinato e cobra fim da impunidade no Pará