Ana Júlia registra 70 anos de sindicato dos bancários



A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) registrou o aniversário, no último dia 24, de 70 anos do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, ao qual é filiada e onde construiu sua trajetória política. Na área financeira, o sindicato é o mais antigo da Amazônia e um dos mais antigos do país, disse.

- Em 1945, numa das primeiras greves nacionais dos bancários, o sindicato já unificava o antigo Banco da Borracha (hoje Banco da Amazônia) e o Banco do Brasil no movimento. Nesta greve, a maior reivindicação era um salário base para a categoria e esta greve colocou em cheque a estrutura sindical montada pelo governo Vargas no início dos anos 30 - recordou.

Ana Júlia lembrou também que foi a união da categoria junto com outros sindicatos que resultou na fundação do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), que nos anos 60 lutou pelas reformas de base e durante o período da ditadura militar teve vários de seus dirigentes presos e torturados.

- No meu estado, o Pará, havia um militante do PCB, Raimundo Jinkins, que era diretor do Sindicato dos Bancários e que foi demitido, preso e torturado pelos governos militares. Minhas lembranças sempre levam a ter uma referência neste velho comunista que sabia enfrentar a ditadura e nos anos 80 ainda estava na luta pela democratização do país.



28/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Júlia confia no "compromisso cívico" dos bancários em greve

Suplicy comemora os 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Ana Júlia registra aniversário do Basa

Ana Júlia registra avanços em favor da mulher

Ana Júlia registra empréstimos do BNDES ao Pará

Congresso homenageia 30 anos do sindicato das escolas privadas de ensino superior de São Paulo