Ana Júlia registra início do julgamento de crimes contra crianças de Altamira



A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) registrou que nesta quarta-feira (27) terá início o julgamento de seis acusados pelos crimes de tortura, tentativa de homicídio e homicídio contra crianças no município de Altamira (PA), onde, no período de cinco anos (1989 a 1993), 19 crianças foram vítimas de grave violência. A comissão parlamentar mista de inquérito que apura a exploração sexual de crianças e adolescentes da qual a senadora é integrante irá acompanhar os três dias do julgamento no Tribunal do Júri de Belém.

O julgamento, disse Ana Júlia, é esperado com muita ansiedade pela sociedade paraense, especialmente por sobreviventes dos crimes, familiares e movimentos organizados da sociedade civil. A senadora lembrou que, das 19 crianças, nove foram seviciadas e tiveram seus órgãos sexuais extirpados, seis foram encontradas mortas e três conseguiram sobreviver. Cinco meninos continuam desaparecidos.

Ana Júlia explicou que o Tribunal do Júri vai julgar seis acusados dos crimes cometidos contra cinco das 19 vítimas. São dois médicos, dois policiais, a líder de uma seita denominada Lineamento Universal Superior (LUS), com sede na Argentina, e o filho de um proprietário de terras e empresário local, todos indiciados pelo Ministério Público.

O Comitê em Defesa das Crianças Altamirenses, a Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente preparam uma caravana para acompanhar o julgamento, acrescentou a senadora. Também está prevista uma programação entre os dias 27 e 29 de agosto, com cultos religiosos, manifestações artísticas e caminhadas de protestos.



26/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prioridade de julgamento para crimes praticados contra jornalistas na pauta da CCJ

CCJ pode votar preferência para julgamento de crimes praticados contra jornalistas

Projeto que dá prioridade de julgamento para crimes praticados contra jornalistas será votado na CCJ

Patrocínio quer incluir violência sexual contra crianças no rol dos crimes hediondos

Tramita no Senado projeto para coibir crimes contra crianças e adolescentes na internet

Juiz defende mais rigor na punição de crimes sexuais contra crianças e adolescentes