ANA participa de audiência pública sobre açude na Paraíba



O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, participou, nesta quarta-feira (27), de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado sobre o açude Epitácio Pessoa, na Paraíba, conhecido como Boqueirão.

Construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na década de 1950, o Boqueirão abastece a cidade de Campina Grande e mais 19 municípios na Paraíba, atendendo mais de um milhão de pessoas.

Devido à intensa seca pela qual passa o semiárido nordestino atualmente, o Boqueirão está atualmente com 40,03% de sua capacidade de armazenamento de água (dado de 20/11). Por isso, a ANA está monitorando a situação do açude diariamente.

A Agência estabeleceu regras para mitigar os efeitos da seca e garantir o abastcimento das cidades. Por isso, apenas produtores rurais com até cinco hectares estão autorizados a retirar água do açude para irrigar suas plantações.

Caso não chova o suficiente até o final de fevereiro, essa restrição poderá aumentar ou a irrigação na região poderá ser suspensa, dependendo do cenário.

A ANA fez o batimento do açude (que verifica níveis de sedimentos e consequente capacidade real de armazenamento de volume de água) e concluiu que a capaciadade do Epitacio Pessoa está preservada.

Além do presidente da ANA, foram convidados para a audiência pública o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; o prefeito de Boqueirão, João Paulo II; o deputado estadual da Paraíba Assis Quintans; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Paraíba, Bertrand de Araújo Asfora; a promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba Adriana Amorim de Lacerda; o diretor-presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, João Vicente Machado Sobrinho; o diretor de Operação e Manutenção da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, José Mota Victor; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco de Assis Benevides Gadelha; o professor da Universidade Federal de Campina Grande Janiro Costa Rêgo; o presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Álvaro Morais de Barros; e o presidente das Associações Comerciais da Paraíba, Alexandre Moura.

Fonte:
Agência Nacional das Águas



28/11/2013 09:13


Artigos Relacionados


Encerrada audiência pública sobre Hospital do Trauma da Paraíba

Gestão de açude que abastece 20 municípios da Paraíba é discutida na CDR

Cícero Lucena manifesta preocupação com possibilidade de esgotamento de açude na Paraíba

Açude afetado pela seca na Paraíba será tema de debate na CDR

Secretário participa de audiência pública sobre concurso do Itesp

Presidente do TCU participa de audiência pública sobre obras irregulares