Gestão de açude que abastece 20 municípios da Paraíba é discutida na CDR



A gestão do açude Epitácio Pessoa, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outros 19 municípios paraibanos, é tema de audiência pública em reunião inciada há pouco pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Neste momento, a comissão discute e vota emendas ao Projeto de Lei Orçamentária de 2014 e, em seguida, dará início à audiência. O requerimento para o debate é do senador Cícero Lucena (PSDB-PB).

VEJA MAIS

Mais conhecido como “Boqueirão”, o açude, construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na década de 1950, atende mais de um milhão de pessoas. O último transbordamento do manancial foi registrado em 2011, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA).

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), que monitora os níveis do reservatório, o volume atual é de 168.916.238 m³ de água, ou seja, 41% da capacidade total, que é 411.686.287 m³. O baixo nível persiste, mesmo após Boqueirão ter recebido aproximadamente dois milhões de m³ de água, algo equivalente a sete centímetros de sua lâmina, provenientes das chuvas caídas na região, no começo de novembro.

Foram convidados para a audiência pública o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; o prefeito de Boqueirão, João Paulo II; o deputado estadual da Paraíba Assis Quintans; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Paraíba, Bertrand de Araújo Asfora; a promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba Adriana Amorim de Lacerda; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo; o diretor-presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, João Vicente Machado Sobrinho; o diretor de Operação e Manutenção da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, José Mota Victor; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco de Assis Benevides Gadelha; o professor da Universidade Federal de Campina Grande Janiro Costa Rêgo; o presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Álvaro Morais de Barros; e o presidente das Associações Comerciais da Paraíba, Alexandre Moura.



27/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANA participa de audiência pública sobre açude na Paraíba

Cícero Lucena manifesta preocupação com possibilidade de esgotamento de açude na Paraíba

Açude afetado pela seca na Paraíba será tema de debate na CDR

Gestão sustentável de recursos pesqueiros será discutida na CMA

Violência no transporte é discutida no Congresso de municípios

Quintanilha: situação dos municípios deve ser discutida na reforma tributária