Ana Rita apoia manifestantes e defende reforma política



Ao elogiar os jovens que participaram das recentes manifestações em todo o país, muitas vezes com o slogan "O gigante acordou", a senadora Ana Rita (PT-ES) fez uma ressalva: "Para se fazer justiça histórica, é adequado registrar que inúmeros brasileiros não acordaram agora; uma parte acordou agora, outra nunca dormiu". Ela também afirma que a reforma política proposta pela presidente Dilma Rousseff é uma das demandas dos manifestantes. A senadora fez tais declarações nesta sexta-feira (5), durante pronunciamento em Plenário.

Para Ana Rita, quem participou nas últimas décadas de movimentos como os que defendiam a redemocratização do país e as eleições diretas e lutavam contra "os descalabros dos governos neoliberais", entre outras causas, só pode saudar os atuais manifestantes. Eles, na opinião da senadora, enviam um "recado firme e contundente": o de que o atual sistema político e eleitoral do país, baseado no financiamento privado, estaria esgotado.

– A decisão da presidente Dilma de propor um plebiscito sobre a reforma política é acertada e demonstra que ela está em sintonia com os clamores vindos da rua – frisou a parlamentar.

Para reforçar seus argumentos, a senadora citou uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo que aponta 89% de apoio à reforma política.

Ana Rita disse que, apesar dos avanços conquistados nos mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva e no atual, de Dilma Rousseff, ambos do PT, os protestos ocorrem porque o país ainda apresenta distorções sociais e econômicas graves e "um déficit significativo de democracia".

– A concentração de renda e a concentração de poder político e econômico ainda é gigantesca – assinalou, destacando que "a resistência a mudanças é visível inclusive no Congresso".

A senadora reiterou, ao final de seu pronunciamento, que os manifestantes devem continuar atuantes, "para que o país avance nas transformações almejadas".



05/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Rita cumprimenta prefeitas eleitas e defende participação da mulher na política

Ana Rita defende reforma do sistema político-eleitoral do Brasil

Renan apoia plebiscito sobre pontos específicos da reforma política

Eduardo Braga apoia Constituinte exclusiva para reforma política

Rollemberg apoia movimento pela participação da sociedade na reforma política

Tião Viana apóia inclusão da reforma política na convocação extraordinária