Rollemberg apoia movimento pela participação da sociedade na reforma política



A criação de um site para receber sugestões da população para a reforma política, iniciativa da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro, foi elogiada pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). O parlamentar participou, na quarta-feira (30), do lançamento do site, em evento na Câmara dos Deputados.

A Plataforma é uma iniciativa que reúne 31 entidades da sociedade civil, entre as quais o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), idealizador da proposta que deu origem à Lei da Ficha Limpa. A importância da participação popular para a efetivação da reforma política em curso no Congresso foi destacada por Rollemberg, que divide com a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) a coordenação da Frente Parlamentar Mista pela Reforma Política com Participação Popular

- Só teremos uma profunda e verdadeira reforma política se tivermos o envolvimento da sociedade, que deve entender a importância de participar desse processo - declarou o senador, em sua página na internet.

No evento na Câmara, também foi lida a proposta de projeto de lei de iniciativa popular que trata da reforma do sistema político. O texto foi elaborado pela Plataforma e pelo MCCE, que pretendem reunir mais de um milhão e meio de assinaturas, número necessário para que um projeto de iniciativa popular seja votado no Congresso.

Por meio do site lançado na quarta-feira, seus idealizadores receberão, até 25 de abril, críticas e sugestões à proposta, estruturada em quatro eixos: fortalecimento da democracia direta; democratização e fortalecimento dos partidos políticos; reforma do sistema eleitoral; e controle social do processo eleitoral.

Entre as diversas propostas apresentadas estão: voto em lista partidária; fim das coligações; fim das votações secretas no Legislativo; fim da imunidade parlamentar, a não ser exclusivamente no direito de opinião e de denúncia; fim do foro privilegiado, exceto nos casos em que a apuração refere-se ao estrito exercício do mandato ou do cargo; e proibição para parlamentar assumir cargo no executivo tendo mandato.



31/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg defende participação popular na reforma política

Casildo Maldaner defende reforma política com participação da sociedade

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral lança campanha pela reforma política

Rollemberg apoia movimento Ocupe Brasília por educação de qualidade no país

Comissão apoia movimento pela preservação da Amazônia

Alvaro Dias apóia movimento pela redução de tarifas de pedágio