Dia da Consciência Negra traz reflexões sobre a igualdade racial no Brasil
Data foi escolhida em homenagem ao dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado em 1695
O Dia da Consciência Negra, comemorado todo dia 20 de novembro, desde o início da década de 1970, representa uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a questão da igualdade racial. Centenas de estados e municípios têm decretado feriado ou ponto facultativo, entre eles São Paulo, mas a data ainda não é considerada feriado nacional.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
A data foi escolhida em homenagem ao dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado em 1695. O idealizador foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira, que era um dos fundadores do Grupo Palmares, em Porto Alegre.
Em 2003, uma Lei Federal incluiu o dia Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e particulares. Se quiser saber mais sobre o assunto, a Biblioteca Virtual do Estado preparou um especial sobre o tema.
Do Portal do Governo do Estado
11/12/2012
Artigos Relacionados
Presidente da Frente pela Igualdade Racial sugere feriado nacional no Dia da Consciência Negra
Ana Rita lembra Dia da Consciência Negra pedindo mais justiça e igualdade
Museu Afro Brasil organiza palestra sobre igualdade racial na educação infantil
Brasil comemora hoje o Dia Nacional da Consciência Negra
Brasil celebrará no próximo dia 20 o Dia Nacional da Consciência Negra
Três exposições celebram a Consciência Negra no Museu Afro Brasil