Ana Rita manifesta confiança em programa estadual para reduzir violência entre jovens no ES




Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), a senadora Ana Rita (PT-ES) disse que um programa do governo do Espírito Santo pode ajudar a diminuir a violência entre os jovens do estado. Com o objetivo de combater a mortalidade de jovens, explicou a senadora, o programa Estado Presente leva a comunidades carentes e vulneráveis ações de cidadania e de combate à criminalidade.

Segundo Ana Rita, dados da Secretaria de Segurança do Espírito Santo mostram que 391 jovens foram assassinados no estado de janeiro a maio deste ano.

- Desse total, 77% eram jovens negros. Os números assustam. Desde 2003, dez mil vidas de negros foram descartadas da sociedade capixaba, sendo que 49% dos homicídios vitimaram jovens - disse a senadora.

Ainda de acordo com os dados da secretaria, acrescentou a senadora, 62% da população carcerária capixaba são de jovens entre 18 e 25 anos e 72% dos presos são negros.

- O foco do programa é concentrar esforços de todas as secretarias de governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda - disse.

Na avaliação da senadora, a juventude brasileira passa por um momento difícil, pois a maior parte dos jovens enfrenta problemas de acesso à educação, ingresso precoce no mercado de trabalho, desemprego e baixa renda.



20/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Rita mostra preocupação com avanço da Aids entre jovens

Maguito elogia medidas do governo para reduzir o desemprego entre jovens

Tomás Correia manifesta preocupação com violência contra jovens no Brasil

Ana Rita elogia programa Mulher: Viver sem Violência

Paim manifesta preocupação com aumento do desemprego entre os jovens

Osmar Dias manifesta preocupação com o desemprego entre os jovens