Maguito elogia medidas do governo para reduzir o desemprego entre jovens
O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) elogiou nesta terça-feira (25) duas medidas anunciadas pelo governo no sentido de reduzir o desemprego entre os jovens. A primeira delas é a determinação de usar as Forças Armadas no recrutamento e qualificação de rapazes de 18 anos. A segunda refere-se ao fato de o Ministério do Trabalho reformular o programa do Primeiro Emprego, para que possa deslanchar no decorrer do ano.
De acordo com o senador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o aumento de 50 mil para 100 mil no número de recrutas que servirão as Forças Armadas, que poderão ter acesso aos cursos profissionalizantes oferecidos nos quartéis, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho. O projeto será concentrado nos grandes centros urbanos, onde o desemprego é maior e onde a violência e o narcotráfico têm mais poder de influência sobre os adolescentes.
Maguito destacou que a idéia do governo é unir a estrutura física das Forças Armadas à experiência de entidades como Sesi, Senai, Sebrae e Sesc na formação de jovens. O senador, que serviu no Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, destacou o alcance da medida na formação do cidadão.
Quanto ao programa Primeiro Emprego, o senador disse que o projeto gera postos de trabalho para os jovens que, por falta de experiência profissional, encontram dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. Paralelamente, várias obras permitirão que o governo abra frentes de trabalho em várias partes do país, acrescentou o senador.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cumprimentou Maguito por assinalar os acertos do governo Lula.
25/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli elogia medidas do governo para reduzir carga tributária
Mão Santa culpa governo por desemprego elevado entre jovens no Brasil
EMÍLIA FERNANDES CULPA GOVERNO PELO AUMENTO DO DESEMPREGO ENTRE JOVENS
Desemprego entre jovens cai para 15% no País em plena crise mundial, segundo OIT
Ana Rita manifesta confiança em programa estadual para reduzir violência entre jovens no ES
Geovani Borges se diz preocupado com desemprego entre jovens