Ana Rita sugere mudança de paradigma
Primeira signatária do requerimento que solicitou a homenagem à Campanha da Fraternidade deste ano, a senadora Ana Rita (PT-ES) alertou para a necessidade de se rediscutir paradigmas "em busca de um caminho que equilibre mais eficazmente nossa necessidade de usar os recursos naturais e a capacidade do planeta de fornecê-los". Neste ano, o tema da campanha é "Fraternidade e a vida no planeta", e o lema é um trecho da Epístola de São Paulo aos Romanos (Rm 8,22): "A criação geme como em dores de parto".
A parlamentar afirmou que, para encontrar esse equilíbrio, é preciso repensar modelos de produção e de consumo, "rejeitando o modelo predatório que ainda prevalece". Para a senadora, a Campanha da Fraternidade deste ano trata de "uma das questões de justiça mais importantes do nosso tempo".
A representante capixaba afirmou que os efeitos do desequilíbrio ambiental são sentidos desigualmente sentidos. De acordo com ela, são os mais pobres que sentem de maneira mais aguda os efeitos da devastação ambiental. Ela citou como exemplo o aumento dos preços dos alimentos devido a problemas de produção causados por alterações climáticas.
15/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sustentabilidade requer mudança de paradigma, afirma gestor
Vital do Rêgo destaca mudança de paradigma do Nordeste, com expansão da fronteira agrícola
Vieira sugere mudança no Estatuto da BM
Pesquisador da Embrapa sugere mudança de índice de produtividade da terra
Jobim elogia reforma eleitoral, mas sugere mudança no texto
Simon sugere que líderes garantam apoio a mudança na política econômica