Simon sugere que líderes garantam apoio a mudança na política econômica



Ao participar de seminário Brasil - Propostas de Desenvolvimento, realizado na Câmara dos Deputados, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) lançou a idéia de um pacto nacional pelo crescimento econômico brasileiro, propondo aos líderes partidários que procurem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para garantir-lhe as condições políticas para realizar mudanças ousadas nessa área.

Na avaliação de Simon, para buscar uma saída para o país é necessário, antes de mais nada, começar a discussão da gigantesca dívida pública brasileira. Esse pacto sugerido por Simon começaria com o debate sobre a dívida pública, interna e externa, avaliada atualmente em R$ 966 bilhões. Ele também afirmou que a renegociação da dívida é algo que lhe parece inevitável.

Em razão da importância desse seminário e do apoio oferecido à sua idéia, Simon pediu a transcrição, nos anais do Senado, do discurso realizado na ocasião. Ele disse que os participantes, embora oriundos dos mais diferentes partidos e posições ideológicas, reconheceram que a situação nacional é muito grave e que só a união de todos os brasileiros em torno de um grande projeto nacional fará o país encontrar uma saída.

Nesse discurso, Simon desenvolveu o tema Ética e Desenvolvimento e disse que as elites brasileiras, independentemente de suas posições políticas e ideológicas, devem se unir em torno de um projeto nacional de desenvolvimento.

- Enquanto as lideranças políticas, empresariais, acadêmicas, sindicais e religiosas não construírem um projeto em torno de um programa mínimo não teremos um horizonte - afirmou o senador.



14/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino defende mudança de política econômica

FREITAS NETO DEFENDE MUDANÇA NO MODELO DE POLÍTICA ECONÔMICA

PEDRO PIVA DEFENDE "FIRME MUDANÇA NA POLÍTICA ECONÔMICA"

Alvaro Dias destaca gastos com seguro-desemprego e pede mudança na política econômica

Aníbal Diniz manifesta apoio à política econômica

Reforma política: Pedro Simon sugere formato para constituinte exclusiva