Anac suspende venda de passagens da empresa Webjet até sexta



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu nesta segunda-feira (27) a venda de bilhetes da companhia aérea Webjet nos voos programados até a próxima sexta-feira (1º de outubro). A agência considerou excessivo o índice de voos cancelados pela empresa, que passaram de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro, chegando a 9,7% na última semana. Até as 14h desta segunda, a empresa havia cancelado 47,2% voos.

Os passageiros dos voos cancelados ao longo do mês estavam sendo reacomodados em voos da própria companhia e de outras empresas, inclusive com aeronaves fretadas. Os cancelamentos efetuados até então foram realizados de forma programada de modo que o passageiro não observasse nenhum transtorno.

 

Cancelamentos Webjet

Agosto - 2,4%

Setembro (até dia 27/9) - 5,7%

Setembro (última semana – 19 a 25/9) - 9,7%

Hoje (até 14h) - 47,2%

 

Até as 14h desta segunda-feira,  a empresa havia cancelado 47,2% voos. Com o aumento do número de cancelamentos verificado no dia, a Anac decidiu suspender a venda de bilhetes nos voos programados até sexta-feira e intensificar a fiscalização da companhia tanto nos aeroportos quanto no Centro de Operações da empresa.

Segundo a instituição, medidas mais severas poderão ser tomadas ao longo da semana se a situação não for equacionada pela empresa. Em julho, a Webjet foi autuada pela Anac em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.

Desde a manhã desta segunda-feira, a Anac enviou equipes de fiscalização para os principais aeroportos onde a Webjet atua (Galeão, Santos Dumont, Guarulhos, Porto Alegre, Salvador e Confins-MG), para fiscalizar o atendimento aos passageiros de acordo com a Resolução nº 141. Entre outros direitos, a Resolução nº 141 prevê:

- reacomodação imediata em outro voo da própria companhia ou outra empresa;

- reembolso integral do bilhete para o passageiro que desistir da viagem, na mesma forma de pagamento da passagem;

- informação sobre os direitos do passageiro (inclusive por escrito);

- comunicação (Internet ou telefone, a partir de 1h do horário previsto para o voo);

- alimentação (a partir de 2h do horário previsto para o voo);

- hospedagem e traslado – se for o caso (a partir de 4h do horário previsto para o voo)

 

Os passageiros que não tiverem seus direitos atendidos deverão registrar queixa na Anac, pelo telefone: 0800 725 4445. A ligação é gratuita.

 

Fonte:
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)




 



27/09/2010 20:02


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