Andes informa que professores de 33 universidades federais aderiram à greve nacional
Professores de 33 universidades federais aderiram à greve da categoria deflagrada nesta quinta-feira (17), de acordo com balanço do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Os profissionais pedem a reestruturação do plano de carreira e melhoria das condições de trabalhos nos novos campi que foram criados nos últimos anos por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
De acordo com Aloisio Porto, do Comando de Greve da Andes, o atual plano de carreiras não permite um crescimento satisfatório do professor ao longo da carreira. “Hoje para chegar no teto da carreira ele levaria quase 30 anos”. De acordo com o dirigente sindical, foram feitas mais de dez reuniões com o Ministério do Planejamento para revisão dos planos, mas não houve avanço na negociação. Assembleias marcadas para esta sexta-feira (18) e para o início da próxima semana devem confirmar a adesão de professores de outras instituições à paralisação, segundo Porto.
O Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de nota, que “reafirma sua confiança no diálogo e no zelo pelo regime de normalidade das atividades dos campus universitários federais”. O governo ressalta que o aumento de 4% negociado no ano passado com os sindicatos já está garantido por medida provisória assinada no dia 11 de maio. O aumento será retroativo a março, conforme previsto no acordo firmado com as entidades.
“Com relação ao plano de carreira, a negociação prevê sua aplicação em 2013. Os recursos devem ser definidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) até agosto deste ano, o que significa que temos tempo. As negociações entre o Ministério do Planejamento e as representações sindicais seguem abertas”, explicou o MEC.
Fonte:
Agência Brasil
18/05/2012 15:38
Artigos Relacionados
Ademir apóia greve dos servidores e professores das universidades federais
Cristovam faz apelo a entendimento pelo fim da greve dos professores de universidades federais
Vanessa Grazziotin pede ao governo que negocie com professores das universidades federais em greve
Maguito apela por resolução imediata da greve nas universidades federais
Tebet quer rápida solução para greve nas universidades federais
Mauro Miranda defende diálogo para fim de greve nas universidades federais