Ângela Portela cobra melhora do serviço de banda larga em Roraima
Em discurso nesta quarta-feira (28), a senadora Ângela Portela (PT-RR) cobrou das operadoras que oferecem serviços de internet de banda larga que atuam na região Norte, em especial a Oi, em Roraima, que cumpram as regras do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e garantam qualidade por um preço justo.
– Temos obrigação de estar aqui, cobrar da Telebrás, dos órgãos do Ministério das Comunicações, da Anatel, para que acompanhem mais de perto a atuação de operadoras nos estados da região Norte – disse.
A oferta do serviço de banda larga em Roraima é precária e ineficiente e está sendo até questionada pelo Ministério Público Federal, afirmou a parlamentar. Segundo Ângela Portela, as metas assumidas pela empresa por meio do PNBL, que busca proporcionar à população preço acessível, cobertura e velocidade no uso da internet, não estão sendo cumpridas.
De acordo com a senadora, dos 15 municípios de Roraima, apenas cinco contam com o serviço, oferecido unicamente pela Oi, que atuaria em condições de monopólio e cobraria um preço muito mais elevado do que em outros locais. A empresa ficou obrigada a ofertar internet em todas as sedes de município até 31 de outubro de 2011 e somente cinco contam com o serviço até agora, ainda assim em condições precárias, com atendimento caro e de má qualidade, frisou Ângela Portela.
– A reivindicação de cobertura por internet banda larga parte de toda Roraima. Não se refere apenas a um serviço, mas a algo maior, o que se cobra é a inclusão digital, é a conexão com o mundo – disse.
Ângela Portela citou audiência pública realizada na semana passada para discutir o assunto, quando o representante da Oi detalhou a ampliação da oferta de banda larga em Boa Vista, de 4 mil portas de acesso para 13 mil. Para ela, trata-se de um avanço, mas ainda não é satisfatório, já que pelo menos 70 mil domicílios, só na capital, são potenciais interessados na banda larga.
A infraestrutura da rede da Oi tem a mesma capacidade para instalação de acessos ao serviço de banda larga em Boa Vista e em Manaus (AM), mas nesta a oferta é 8,34% maior, observou ainda a senadora. Portanto, não há impedimento técnico para a Oi expandir o serviço, salvo eventual relutância da empresa quanto a investir na região, avaliou.
28/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ângela Portela comemora inclusão de Roraima no Plano Nacional de Banda Larga
Ângela Portela denuncia péssima qualidade da banda larga ofertada em Roraima
Ângela Portela comemora inclusão de RR no Plano Nacional de Banda Larga
Ângela Portela comunica regularização de posses em Roraima
Angela Portela lamenta situação da educação em Roraima
Ângela Portela crítica endividamento e falta de investimentos em Roraima