Ângela Portela comemora inclusão de RR no Plano Nacional de Banda Larga
A senadora Ângela Portela (PT-RR) comemorou, em discurso no Plenário nesta quarta-feira (16), a inclusão de Roraima no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Ela agradeceu ao ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, por ter atendido o pleito do seu estado.
Em complemento à informação dada por Ângela Portela, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), informou que ainda no governo Lula o ministro da pasta das Comunicações, José Artur Filardi Leite, já havia prometido a inclusão de Roraima no PNBL.
Jucá lembrou que o ministro Paulo Bernardo anunciara, em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), pela manhã, que o serviço de banda larga ficará isento de cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), o que possibilitará a queda de preço para R$ 29.
Educação
Ângela Portela também registrou, em seu pronunciamento, que o Senado deverá votar em breve o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, em exame na Câmara dos Deputados.
- Composto de 20 metas a serem atingidas nesse período, o PNE dá a exata noção do nível alcançado pela educação brasileira nos últimos oito anos, o que permitirá, agora, um salto ainda maior, capaz de equiparar nosso país àqueles muito mais avançados - afirmou.
A senadora acredita que esse PNE será capaz de suprir lacunas existentes na educação pública há três décadas. Em sua avaliação, a educação no país atingiu seu nível mais baixo em 2002, com parte do ano letivo tomado por greves universitárias e com professores em busca de melhores salários e condições de trabalho, e o restante do tempo utilizado com reposição de aulas perdidas. A situação, disse a senadora, tornou-se crítica a ponto de entre 1995 e 2002 ter ocorrido a proibição formal de criação de novas universidades. Ela acredita, no entanto, que esse cenário mudou com o governo Lula, a partir de 2003.
16/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ângela Portela comemora inclusão de Roraima no Plano Nacional de Banda Larga
Ângela Portela cobra melhora do serviço de banda larga em Roraima
Ângela Portela denuncia péssima qualidade da banda larga ofertada em Roraima
Angela Portela cobra aprovação do Plano Nacional de Educação
CCT discute Plano Nacional de Banda Larga
Comissão vai debater Plano Nacional de Banda Larga