Ângela Portela defende projeto de incentivo ao ensino técnico




O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), a ser lançado em março pelo governo federal, foi destaque no pronunciamento feito pela senadora Ângela Portela (PT-RR) nesta sexta-feira (25) em plenário. O programa, disse, foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff como uma das primeiras ações de seu governo.

- Em linha com as propostas que apresentamos ao povo de Roraima, o Pronatec pretende ampliar a oferta de vagas no ensino profissional para jovens do ensino médio e trabalhadores sem formação - informou.

Ângela Portela explicou que o programa foi concebido em formato semelhante ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também permitirá aos jovens do ensino médio acesso ao programa de Financiamento Estudantil (Fies).

- São duas iniciativas importantes para ampliar formação da mão de obra num momento especial da economia brasileira, em que o crescimento da oferta de empregos impõe a necessidade de um amplo programa de formação e qualificação de novos trabalhadores - disse.

A parlamentar também elogiou a disposição do governo de usar a estrutura do Sistema S para alavancar o Pronatec.

- Isso seria feito por meio da antecipação de receitas para que as entidades do Sistema S, especialmente o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], construam novas escolas e ampliem a oferta de vagas, sem ônus para o trabalhador - frisou.

Ângela Portela informou que, no início do governo Lula, Roraima contava com apenas uma escola técnica federal, hoje transformada em Instituto Federal de Roraima, com sede em Boa Vista, e unidades descentralizadas nos municípios de Caracaraí e Amajari.

- Esta última, aliás, fruto do trabalho que realizei junto à direção do Instituto Federal de Roraima e ao Ministério da Educação, para atender a uma comunidade cuja principal fonte de renda é a agropecuária, a agricultura familiar e o turismo - destacou ela.

Ainda em seu pronunciamento, a senadora anunciou à população de Boa Vista que tem trabalhado junto ao Ministério da Educação, em parceria com a direção do Instituto Federal de Roraima, para a implantação de mais uma escola profissionalizante na capital do estado.

- Será localizada no bairro Pintolândia, um dos mais carentes da nossa capital. Esta nova escola técnica federal em Boa Vista está de acordo com a intenção do governo da presidenta Dilma de levar o ensino médio técnico e profissionalizante para as regiões mais necessitadas e de contribuir para a formação de trabalhadores, inclusive com cursos de menor duração - destacou Ângela Portela.

25/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela defende projeto que eleva multa para motorista não habilitado

Ângela Portela defende mudança na Lei das ZPEs

Entra em vigor lei de incentivo ao ensino técnico

Ângela Portela defende destinação de 10% do PIB para a educação

Ângela Portela defende voto aberto no Parlamento

Ângela Portela defende critério 'verde' na partilha do FPE