Anibal Diniz: Brasil precisa de entendimento sobre 'royalties'




O senador Anibal Diniz (PT-AC), em pronunciamento em Plenário nesta segunda-feira (26), pediu a atenção do Congresso para a definição dos novos critérios de partilha do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e dos royalties do petróleo, manifestando esperança de que a nova legislação beneficie as regiões menos desenvolvidas do Brasil. O parlamentar lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a partilha do FPE nos moldes atuais, e também criticou os estados e municípios que se consideram "donos do petróleo": 

- É fundamental que os representantes dos estados não-produtores de petróleo estejam muito atentos a esta discussão, porque nós somos signatários e defensores de um acordo que contemple todos os estados. O petróleo é uma riqueza nacional, e é importante que essa riqueza nacional seja usada para o bem de todos os brasileiros - afirmou. 

Anibal Diniz pediu entendimento em torno de uma distribuição de recursos que resulte em "algo bom para o país e para os estados", considerando "madura" a proposta de Wellington Dias (PT-PI) que não modifica as cotas dos estados produtores. Em sua opinião, uma nova partilha seria justa com a Amazônia, que é cobrada pela preservação da natureza e paga um preço econômico por isso. 

Dilma Rousseff 

O senador elogiou a participação da presidente Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que "colocou o Brasil em altíssima conta perante o mundo". Anibal Diniz disse a que a presidente representou de maneira digna as mulheres de todo o mundo e imprimiu sua identidade própria de líder.

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em aparte, somou-se à homenagem, destacando a luta de Dilma Rousseff contra a corrupção.

Reforma Política 

Anibal Diniz rebateu a tese de que a reforma política terá "a cara do PT e do PMDB", argumentando que o poder do PT é limitado e que há dificuldades para defender propostas como o voto em lista fechada com alternância de gêneros e o financiamento público de campanhas. O senador protestou contra o peso do poder econômico nas urnas e pediu um esforço por eleições com mais transparência e igualdade de condições entre os candidatos.



26/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz pede entendimento sobre o FPE

Anibal Diniz pede prioridade à discussão sobre 'royalties' do pré-sal

Anibal Diniz propõe nova discussão sobre distribuição de 'royalties' do petróleo

Anibal Diniz apoia substitutivo e diz esperar que todos ganhem com redistribuição dos 'royalties'

Anibal Diniz elogia emenda popular ao Orçamento e aprovação de projeto dos 'royalties'

Anibal Diniz elogia atuação do Brasil em Conferência sobre Mudanças Climáticas