Anibal Diniz propõe nova discussão sobre distribuição de 'royalties' do petróleo



O senador Anibal Diniz (PT-AC) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (12), a abertura de uma nova discussão no Congresso Nacional para debater o problema da distribuição dos royalties do petróleo do pré-sal.

No ano passado o Congresso aprovou projeto de lei que estabeleceu regras que ampliavam a distribuição dos royalties a estados que não são produtores. O presidente Luís Inácio Lula da Silva vetou, no entanto, o novo mecanismo de rateio aprovado pelos parlamentares.

De acordo com Anibal Diniz, o Senado, a pedido do presidente José Sarney (PMDB-AP), não deverá criar mais uma comissão especial para discutir o assunto, mas tratar do tema apenas na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

- Nós compartilhamos com o senador Wellington Dias (PT-PI) seu esforço de juntar apoio para rediscutir a distribuição dos royalties. Isso não quer dizer que queiramos retirar recursos do Rio, São Paulo ou Espírito Santo. Nós queremos que eles mantenham a posição que têm hoje, mas que o restante seja distribuído com justiça e equidade, porque o povo brasileiro precisa ter acesso a esses valores - disse.

Como coordenador da bancada do Acre no Congresso, Anibal Diniz manifestou o entendimento de que seu estado, devido ao importante serviço de preservação ambiental que presta ao país, preservando grandes áreas da floresta amazônica, tem o direito legítimo de ser recompensado, inclusive com recursos da exploração de petróleo brasileiro.

Aníbal Diniz comunicou ainda o lançamento pelo governador do Acre, Tião Viana, do Programa Ruas do Povo, que prevê a construção de calçadas em todas as cidades do estado. Ele também informou sobre a assinatura, por Tião Viana, de 30 convênios com prefeituras acrianas, liberando verbas para a execução de diversas ações. 



12/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz pede prioridade à discussão sobre 'royalties' do pré-sal

Aprovada nova distribuição dos 'royalties' do petróleo

Ricardo Santos propõe novos critérios de distribuição dos "royalties" de petróleo

Lídice da Mata elogia aprovação da nova distribuição dos 'royalties' do petróleo

'Royalties' do petróleo são tema de nova discussão com o governo

Nova distribuição dos 'royalties' do petróleo é aprovada pelo Senado; texto vai à Câmara