Anibal Diniz pede entendimento sobre o FPE



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (13), o senador Anibal Diniz (PT-AC) pediu união entre os líderes partidários, para que o Senado alcance um entendimento acerca da nova distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O senador sugeriu uma reunião na segunda-feira (17), para que o assunto seja resolvido ainda na próxima semana. A atual forma de partilha dos recursos foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que deu prazo até o fim do ano para que o Congresso se manifeste sobre o assunto.

- Caso isso não aconteça, estaremos nós, de novo, entregando para o STF uma atribuição que é nossa – lamentou.

O senador disse que há uma contradição no Congresso – já que parlamentares costumam reclamar quando o STF supostamente atua no lugar do Legislativo. Agora, argumentou o senador, há um prazo para curto para o Congresso fazer uma lei, e pode ocorrer de o STF ter de se manifestar, por falta de entendimento entre os parlamentares.

Anibal Diniz disse que não é possível, “depois de tanto tempo”, que o Senado não tenha “a competência” necessária para resolver esse assunto. Para o senador, seria vergonhoso não conseguir um acordo sobre o FPE. Ele lembrou que alguns estados dependem muito dos recursos do fundo e ressaltou que o orçamento do seu estado, o Acre, depende 70% do FPE.

Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) elogiou o pronunciamento do colega e lembrou que os estados do Norte e do Nordeste são os que mais dependem dos recursos do fundo. O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), prometeu colaborar em um possível acordo para agilizar a tramitação de um projeto sobre o FPE.

Lula

Anibal Diniz ainda manifestou solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado pelo empresário Marcos Valério de envolvimento no esquema do mensalão. O senador elencou feitos de Lula nas áreas social, econômica e de educação. Citando textos bíblicos, o senador disse que Lula foi escolhido por Deus para vencer as lutas e chegar à Presidência da República. Para Anibal, Lula conseguiu colocar o Brasil em um patamar diferenciado.

- Não é justo que o ex-presidente seja colocado em suspeição. Todos nós brasileiros devemos muito ao ex-presidente Lula – declarou.



13/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz: Brasil precisa de entendimento sobre 'royalties'

Anibal Diniz pede prioridade à discussão sobre 'royalties' do pré-sal

Anibal Diniz pede reflexão dos senadores sobre o Plano Nacional de Educação

Aníbal Diniz pede diálogo para aprovar a PEC das MPs

Aníbal Diniz pede atualização dos índices de distribuição do FPE

Anibal Diniz pede voto de aplauso a Ronaldo