Anibal Diniz elogia reportagem que mostra o sucesso da política de cotas



O senador Anibal Diniz (PT-AC) leu em Plenário, nesta segunda-feira (8), trechos da reportagem da revista Isto É que mostra o sucesso da política de cotas raciais nos últimos dez anos. A matéria, afirmou, merece o respeito de todos e é “um belo exemplar do bom jornalismo”.

A reportagem relata que, nos cursos de Medicina das universidades federais, a diferença da nota de corte entre os cotistas e os candidatos convencionais foi de 3%. De acordo com a revista, essa diferença é “quase nada”. No último vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a maior diferença entre a média das notas de cotistas e não cotistas foi de 11%, no curso de Economia, informa a matéria.

A reportagem mostra comparações entre as notas de cotistas e não cotistas de vários cursos em várias universidades. Em todos os casos, as notas, se não são equivalentes, são maiores no caso dos cotistas. Os índices de evasão também são muito semelhantes entre cotistas e não cotistas.

A matéria ressalta ainda que, há 15 anos, apenas 2% dos negros tinham ensino superior concluído. Hoje, esse índice está em 6%.

Parabenizaram o pronunciamento de Anibal Diniz, em apartes, os senadores Wellington Dias (PT-PI), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Paulo Paim (PT-RS).



08/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aníbal Diniz destaca sucesso da Expoacre

Anibal Diniz comemora sucesso dos pequenos empreendimentos no Acre

Anibal Diniz destaca sucesso de projeto para criação de peixes no Acre

Anibal Diniz elogia empresa de reciclagem do Acre

Anibal Diniz elogia plano de enfrentamento ao 'crack'

Anibal Diniz elogia proposta de reforma eleitoral da OAB