Anibal Diniz propõe novo plebiscito sobre fuso horário na região Norte



O senador Anibal Diniz (PT-AC) anunciou nesta terça-feira (20) a apresentação à Casa de projeto de decreto legislativo, de sua autoria, que convoca plebiscito sobre a alteração do horário legal dos estados do Acre, Amazonas e Pará.

Anibal justificou a necessidade do plebiscito em razão de as populações dos estados do Amazonas e do Pará não terem sido consultadas sobre a alteração em seus fusos horários realizada em 2008, com a aprovação da Lei 11.662. A lei, decorrente de projeto do então senador Tião Viana, reduziu em uma hora a diferença entre Acre, Amazonas e Pará e o horário oficial de Brasília.

Apenas a população do Acre foi consultada sobre a modificação introduzida pela Lei 11.66. No plebiscito, realizado em 31 de outubro de 2010, 56,87% dos eleitores acrianos rejeitaram a alteração proposta por Tião Viana.

Devido ao resultado do plebiscito, o Congresso Nacional aprovou lei, do senador Pedro Taques (PDT-MT), determinando o retorno à situação anterior. A proposta de Taques, no entanto, foi vetada pela presidente Dilma em dezembro de 2011, com o argumento justamente de que as populações dos estados do Amazonas e Pará não terem sido consultadas sobre as alterações ocorridas em 2008.

Anibal Diniz afirma que uma nova consulta deverá encerrar de vez a polêmica surgida após a modificação dos fusos horários dos três estados em 2008.

– Estamos propondo o presente projeto de decreto legislativo, com o objetivo de convocar plebiscito a se realizar simultaneamente nos três estados envolvidos, juntamente com o primeiro turno das eleições de 2014, para que as três populações se manifestem sobre o tema, de forma a permitir que o Congresso Nacional tome a melhor decisão sobre a alteração dos fusos horários adotados na região Norte do país, de acordo com a vontade da população — disse.

Em aparte, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) considerou inoportuna a realização de uma nova consulta à população do Acre, em razão de esta já ter decidido recentemente sobre o assunto. Anibal Diniz, contudo, defendeu o novo plebiscito por entender que a consulta de 2010 à população do Acre foi realizada “em um momento extremamente conturbado, quando se acabou politizando demais as discussões”.



20/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz quer plebiscito no Acre, Amazonas e Pará sobre fuso horário

Áudio | Anibal Diniz alerta para possíveis transtornos com a volta do fuso horário do Acre

Aprovada redução do fuso horário na Região Norte e Amazônia

Mesquita Júnior quer plebiscito para que Amazônia escolha fuso horário

Sérgio Petecão manifesta decepção com novo adiamento de votação sobre fuso horário do Acre

Anibal Diniz propõe nova discussão sobre distribuição de 'royalties' do petróleo