Aniversário do Parlatino coincide com criação da comunidade sul-americana, afirma Sarney
O presidente do Senado, José Sarney, ressaltou nesta quarta-feira (8), durante sessão solene do Congresso Nacional de homenagem aos 40 anos do Parlamento Latino-americano (Parlatino), a coincidência entre o aniversário da instituição, criada em Lima, no Peru, e a realização, em Cuzco, da reunião de cúpula dos presidentes da América do Sul.
- Durante o encontro de Cuzco, que começa no mesmo país onde nasceu o Parlatino, espero que os presidentes possam assentar a pedra fundamental da Comunidade Sul-Americana de Nações - afirmou Sarney ao encerrar a sessão.
O presidente disse ainda estar orgulhoso de ter iniciado, juntamente com o ex-presidente argentino Raúl Alfonsín, a nova fase de aproximação entre os países do subcontinente. Ele alertou, por outro lado, que ainda existe um grande caminho a ser percorrido no processo de integração regional.
Sarney recebeu uma medalha comemorativa do evento das mãos do presidente do Parlatino, deputado Ney Lopes (PFL-RN), que defendeu a eleição direta dos integrantes do parlamento regional. Ele observou que atualmente a escolha direta ocorre apenas na Venezuela e que existe em tramitação, no Congresso Nacional, uma proposta de emenda à Constituição com esse objetivo.
Em nome do Senado, Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que o Parlatino vem desempenhando seu papel de "aglutinador dos Parlamentos latino-americanos", auxiliando o processo de construção de uma América Latina "mais unida, mais fraterna, mais justa e mais democrática". Por sua vez, a deputada Laura Carneiro (PFL-RJ) classificou a união continental de um "imperativo histórico para a inserção competitiva de nossos países na economia mundial".
08/12/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Integração energética fortalecerá desenvolvimento da América Latina, afirma presidente do Parlatino
Sarney recebe visita do presidente do Parlatino
Parlatino convida Sarney para encontro no Rio de Janeiro
Chile e Brasil querem fortalecer Comunidade Sul-americana
Simon elogia reação da Comunidade Europeia contra espionagem americana
TV Senado destaca aniversário de 50 anos da Comunidade Européia