Ano Cultural Artur da Távola foi embrião do programa Senado Cultural



Por sugestão do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), 2008 foi alçado a categoria de Ano Cultural Artur da Távola no âmbito do Senado. Em homenagem ao ex-senador fluminense, que falecera em maio daquele ano, o então presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho, acolhendo a ideia do parlamentar goiano, designou um grupo de servidores para elaborar uma pauta cultural. Assim nasceu o modelo do programa Senado Cultural.

A estratégia é celebrar as efemérides culturais. Em 2008 foram realizados lançamentos de livros, exposições, palestras, debates e shows. Sempre em parceria com entidades como a Academia Brasileira de Letras, que trouxe para as dependências do Senado a exposição Machado Vive, relembrando o centenário de morte do escritor Machado de Assis. A mostra apresentou a iconografia do fundador da Academia, sua bibliografia, objetos, relíquias e imagens do Rio de Janeiro contemporâneas do escritor.

Com outro parceiro, o escritor José Mindlin, o Senado lançou, em edição fac-similar, o manuscrito de O Quinze, de Rachel de Queiroz. O livro foi distribuído a várias bibliotecas do país. Outra obra lançada dentro das atividades do Ano Cultural Artur da Távola foi O Velho Senado, de Machado de Assis.

O encerramento da programação de 2008 deu-se com a realização de um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional na Sala Villa-Lobos, e o lançamento do livro Salão de Humor da Constituinte, com charges, caricaturas e ilustrações publicadas durante o período da Assembleia Nacional Constituinte em jornais e revistas como Correio Braziliense, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Folha da Tarde, Veja, Senhor, Isto É e Isto É Senhor.



10/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado lança Ano Cultural Artur da Távola

Senado homenageia Artur da Távola

Rádio Senado homenageia Artur da Távola

TV SENADO REVELA AS PAIXÕES DE ARTUR DA TÁVOLA

ARTUR DA TÁVOLA AUTOGRAFA NO ESTANDE DO SENADO NA BIENAL

ARTUR DA TÁVOLA FAZ PASSEIO PELA MPB NA RÁDIO SENADO FM