ANS esclarece usuários de planos de saúde sobre tempo de espera para atendimento
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nota nesta segunda-feira (11) em resposta a dúvidas de usuários dos planos de saúde sobre o tempo máximo para atendimento por parte das operadoras. No mês de junho, uma resolução da agência impôs mais rigor aos planos de saúde no cumprimento de prazos de atendimento aos pacientes.
No comunicado, a agência reforça que as novas regras valerão apenas a partir de 18 de setembro de 2011, prazo para que as operadoras se adaptem às exigências.
A ANS esclareceu também que o prazo máximo para atendimento refere-se ao atendimento por qualquer profissional da especialidade desejada e não por um profissional específico, da preferência do beneficiário. “A ANS não pode interferir na capacidade de atendimento dos prestadores e sim regular para que haja no mínimo uma alternativa para o atendimento ao beneficiário”, explica a agência.
“O principal objetivo da norma é garantir que o beneficiário tenha acesso a tudo o que contratou e também estimular as operadoras de planos de saúde a promover o credenciamento de prestadores de serviços nos municípios que fazem parte de sua área de cobertura”, completa a nota.
Fonte:
ANS
11/07/2011 17:42
Artigos Relacionados
Norma que define tempo de atendimento de usuários de planos de saúde só entrará em vigor em dezembro
ANS vai estabelecer prazo máximo para atendimento de usuários de planos de saúde
Vai a Câmara projeto que estabelece princípios no atendimento dos planos de saúde aos usuários
CAS aprova princípios a serem observados por planos de saúde no atendimento aos usuários
Jucesp reduz tempo de espera para atendimento
ANS abre consulta pública sobre atendimento aos beneficiários de planos de saúde