Norma que define tempo de atendimento de usuários de planos de saúde só entrará em vigor em dezembro
A resolução normativa que define prazos para o atendimento de beneficiários de plano de saúde teve seu início de vigência adiado por 90 dias, passando a vigorar a partir de 19 de dezembro de 2011. A decisão atende a demanda das operadoras de planos de saúde por maior prazo para adaptação às regras estabelecidas.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu publicar nova resolução normativa (RN 268) para ajustes da RN nº 259, trazendo maior clareza, eficiência e segurança jurídica ao cumprimento da norma por parte das operadoras de planos de saúde.
Os principais ajustes são: Detalhar quando a operadora de plano de saúde será obrigada a garantir transporte ao usuário; Destacar os critérios de reembolso de serviços e procedimentos dos produtos com a opção de acesso a livre escolha, respeitando os limites previstos contratualmente; Inserir medidas administrativas para os casos de descumprimento reiterado da norma.
O prazo adicional concedido permitirá também que a ANS aprimore medidas internas para ampliar a comunicação com os consumidores. Permitirá ainda aprimorar o acompanhamento e fiscalização do setor regulado em relação aos prazos estabelecidos.
Fonte:
ANS
02/09/2011 16:45
Artigos Relacionados
ANS esclarece usuários de planos de saúde sobre tempo de espera para atendimento
ANS vai estabelecer prazo máximo para atendimento de usuários de planos de saúde
Vai a Câmara projeto que estabelece princípios no atendimento dos planos de saúde aos usuários
CAS aprova princípios a serem observados por planos de saúde no atendimento aos usuários
CDH aprova projeto que define critérios para planos de saúde no atendimento às crianças e adolescentes
ANS publica norma que esclarece políticas de comercialização de planos de saúde