ANS publica norma que esclarece políticas de comercialização de planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta sexta-feira (29) súmula normativa que dispõe sobre a comercialização de planos de saúde. Segundo o texto, a comercialização de planos privados de assistência à saúde por parte das operadoras, tanto na venda direta, quanto na mediada por terceiros, não pode desestimular, impedir ou dificultar o acesso ou ingresso de beneficiários em razão da idade, condição de saúde ou deficiência, inclusive com adoção de práticas ou políticas de comercialização restritivas direcionadas a estes consumidores.
As operadoras que adotarem a prática estarão em desacordo tanto quanto às regras que regem o Estatuto do Idoso, quanto à resolução normativa 124 da ANS, publicada em março de 2006, que fala sobre a aplicação de penalidades para infrações à legislação dos planos privados de assistência à saúde.
A penalidade prevista para as operadores que não cumprirem as normas é de R$ 50 mil por impedir ou restringir a participação de consumidor em plano privado de assistência à saúde.
Fonte:
Agência Nacional de Saúde Suplementar
29/07/2011 15:21
Artigos Relacionados
Agência Nacional de Saúde suspende a comercialização de 225 planos de saúde
Governo suspende comercialização de 111 planos de saúde
ANS retoma suspensão da comercialização de planos de saúde mal avaliados
Comercialização de 268 planos de saúde do País está suspensa
Norma que define tempo de atendimento de usuários de planos de saúde só entrará em vigor em dezembro
ANS esclarece usuários de planos de saúde sobre tempo de espera para atendimento