ANS publica normas para substituição de próteses de silicone
O Diário Oficial da União publica na edição desta terça-feira (24) a súmula normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que obriga os planos de saúde a cobrir o valor das próteses em implantes mamários feitos com as marcas PIP e Rofil. Até então, os planos de saúde eram obrigados a arcar apenas com o procedimento de substituição, sem a inclusão dos gastos com as próteses de silicone.
De acordo com a súmula da ANS, a orientação contempla todos os beneficiários de planos de saúde, com exceção dos que têm planos antigos, com cláusula expressa de exclusão da cobertura de próteses.
O Ministério da Saúde entendeu que o procedimento cirúrgico de troca das próteses mencionadas é considerado reparador e não estético, uma vez que a ruptura da prótese e extravasamento do silicone causam processo de inflamação, com dor, inchaço e deformidade local.
De acordo com o Ministério da Saúde, os procedimentos assegurados serão prestados na rede credenciada, cooperada ou referenciada das operadoras de planos de saúde. Os critérios de acesso à rede assistencial serão definidos pelas operadoras.
Em casos de descumprimento, as operadoras poderão ser punidas com multas no valor de R$ 80 mil.
Fonte:
Agência Brasil
24/01/2012 12:46
Artigos Relacionados
REGRAS PARA USO MÉDICO DAS PRÓTESES DE SILICONE É PAUTA DA CAS
CAS EXAMINA REGRAS PARA USO MÉDICO DAS PRÓTESES DE SILICONE
CAS faz audiências públicas para discutir uso médico de próteses de silicone
CAS faz audiências públicas para discutir uso médico de próteses de silicone
Conselho Regional de Medicina do Rio reúne entidades médicas para discutir próteses de silicone proibidas
Rocha quer aprovação, até junho, de projetos sobre cotas para negros e uso de próteses de silicone