CAS faz audiências públicas para discutir uso médico de próteses de silicone



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza duas audiências públicas na semana que vem para debater o projeto de lei da Câmara dos Deputados que trata do uso médico de próteses de silicone. As audiências vão acontecer nas manhãs de terça-feira (dia 28) e quarta-feira (dia 29).

O projeto é relatado pelo senador Sebastião Rocha (PDT-AP), que, ao lado dos senadores Nilo Campos (PSDB-RJ), Maria do Carmo (PFL-SE) e Marluce Pinto (PMDB-RR),é também autor do requerimento solicitando a realização das audiências, convocada pelo presidente da CAS, senador Romeu Tuma (PFL-SP).

De acordo com o relator, as audiências vão debater os danos à saúde imputados à utilização do silicone. Conforme Sebastião Rocha, há denúncias de que o silicone causa doenças reumáticas, lúpus eritematoso sistêmico e até câncer. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVS), por sua vez, classifica o silicone como uma substância de risco 3, o maior da escala, informou o parlamentar.

O representante do Amapá no Senado observa que os cirurgiões plásticos não vêem risco no uso do silicone, embora sejam contrários à obrigatoriedade de o paciente assinar um termo de responsabilidade assumindo que está se submetendo à cirurgia por seu livre consentimento e que está esclarecido de que o silicone tem caráter estritamente estético.

As audiências vão ainda debater o uso de silicone líquido - usado por dermatologistas para preenchimento de rugas, mas condenado pelos cirurgiões plásticos - e o uso de silicone por adolescentes.

Para a audiência pública de terça-feira (dia 28) são esperadas as presenças do ex-ministro da Saúde, o deputado estadual do Rio de Janeiro Jamil Haddad; do professor Aymar Sperli, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; de Bárbara Ferreira, do Comitê das Vítimas do Silicone; de Marcos Ávila, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO); de Luiz Carlos Celi Garcia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; da cirurgiã plástica Loriti Breuel; e do presidente do Sindicato dos Hospitais de Brasília, José Carlos Daher.

Na quarta-feira (dia 29), debaterão o tema com os senadores o cirurgião plástico Ivo Pitanguy; o presidente da seção do Distrito Federal da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica, Carlos Augusto Carpaneda; o diretor-adjunto da ANVS, Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques; o representante da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Aloísio Faria de Souza; a representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dóris Maria Hexsel; e o diretor do Hospital de Cardiologia de Laranjeiras, Carlos Scherr.

23/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS faz audiências públicas para discutir uso médico de próteses de silicone

REGRAS PARA USO MÉDICO DAS PRÓTESES DE SILICONE É PAUTA DA CAS

CAS EXAMINA REGRAS PARA USO MÉDICO DAS PRÓTESES DE SILICONE

Audiência discute uso médico das próteses de silicone

Conselho Regional de Medicina do Rio reúne entidades médicas para discutir próteses de silicone proibidas

CAS promove duas audiências públicas para debater uso de silicone na Medicina