REGRAS PARA USO MÉDICO DAS PRÓTESES DE SILICONE É PAUTA DA CAS



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai examinar nesta quarta-feira (dia 13), às 9h, substitutivo do senador Sebastião Rocha (PDT-AM) a projeto que determina novas regras para o uso médico das próteses de silicone. O senador é pela proibição do uso médico do silicone líquido, libera apenas para a oftalmologia, em casos de descolamento de retina.

O substitutivo ao projeto de autoria dos deputados Miro Teixeira e Cidinha Campos estabelece ainda que os pacientes, que forem submeter-se à cirurgia de implante de prótese de silicone, sejam informados das vantagens e dos riscos do procedimento e assinem um documento autorizando a cirurgia.

De acordo com Sebastião Rocha, em 1991, o FDA, órgão responsável pela análise e controle do uso e comercialização de medicamentos nos Estados Unidos, estabeleceu restrições ao implantes mamários de silicone, em documento que levantava a possibilidade de que este procedimento contribua para a incidência de câncer e de doenças auto-imunes. Segundo o senador, essa decisão embasou uma enxurrada de ações judiciais acabando por levar à falência uma gigantesca indústria fabricante do produto.

Outra proposta que será examinada na reunião é o que permite aos hospitais universitários a destinação de parte dos seus leitos a pacientes que se disponham a pagar pela assistência prestada. O objetivo da proposta, do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), é possibilitar a captação de recursos para essas instituições.

A matéria, que recebeu parecer favorável do relator, senador Geraldo Althoff (PFL-SC), teve seu substitutivo apreciado em turno suplementar e volta agora para apreciação das emendas. Constam ainda da pauta da CAS o projeto que concede o benefício do seguro-desemprego aos trabalhadores sazonais, aos safristas e aos contratados por prazos curtos. De acordo com o autor da proposta, senador Geraldo Althoff, a legislação que rege a concessão do seguro-desemprego apresenta inúmeras lacunas. O relator é o senador Lúcio Alcântara, que apresentou parecer favorável.

Em turno suplementar, os senadores também vão examinar a proposta que institui normas reguladoras do trabalho rural, de autoria do senador Arlindo Porto (PTB-MG). No último dia 6, a matéria foi aprovada, com votos contrários dos senadores Geraldo Cândido (PT-RJ), Tião Viana (PT-AC), Sebastião Rocha (PDT-AM), Júlio Eduardo (PV-AC) e Heloísa Helena (PT-AL).

12/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS EXAMINA REGRAS PARA USO MÉDICO DAS PRÓTESES DE SILICONE

CAS faz audiências públicas para discutir uso médico de próteses de silicone

CAS faz audiências públicas para discutir uso médico de próteses de silicone

Audiência discute uso médico das próteses de silicone

ANS publica normas para substituição de próteses de silicone

Conselho Regional de Medicina do Rio reúne entidades médicas para discutir próteses de silicone proibidas