ANS quer sugestões sobre atualização das coberturas obrigatórias de planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) inicia, na próxima sexta-feira (15), uma consulta pública sobre a atualização da cobertura assistencial obrigatória para todos os planos de saúde contratados a partir de 2 de janeiro de 1999. A lista de inclusões engloba 50 procedimentos e eventos.
Na proposta, constam 36 tipos de cirurgias por videolaparoscopia – menos invasivas –, entre elas redução de estômago, retirada de vesícula e adenóide; injeção intravítrea, marcação pré-cirúrgica guiada por ressonância magnética e nova indicação para o uso de pet scan. Além disso, há novas diretrizes para consultas com nutricionista e sessões de terapia ocupacional.
Segundo a Anvisa, a revisão da cobertura obrigatória tem o objetivo não apenas de editar uma lista mais adequada em termos de conteúdo, organização e nomenclatura, como também induzir a mudança de um modelo assistencial ainda predominantemente centrado na doença e com alto consumo de tecnologias, de modo a garantir uma cobertura assistencial adequada às necessidades de saúde dos beneficiários dos planos privados de assistência à saúde.
A agência informou também que a inclusão de procedimentos de comprovada segurança e eficácia e a retirada daqueles já obsoletos é de grande importância, uma vez que, o avanço do conhecimento na área da saúde é acelerado e, para acompanhá-lo, é necessário que ocorram revisões periódicas da cobertura mínima obrigatória.
Grupo de Trabalho
A proposta de Resolução Normativa que será submetida à consulta pública resulta de discussões realizadas entre a ANS e atores do setor desde agosto de 2010, quando houve a primeira reunião do Grupo Técnico para Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Segundo a Anvisa, essas reuniões foram de extrema importância para o processo, uma vez que alem de conferir transparência e legitimação, permitiram a troca de conhecimento e experiências entre os atores do setor.
Rol de Procedimentos
A ANS determina a lista de consultas, atendimentos, exames e tratamentos com cobertura obrigatória nos planos de saúde. Essa lista, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, é a referência de cobertura mínima obrigatória para cada segmentação de planos de saúde (ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia e plano referência), contratados pelos consumidores a partir de 2 de janeiro de 1999. Assim, o rol define para cada procedimento as segmentações de planos de saúde que devem ou não cobri-lo. O rol define também a cobertura obrigatória para odontologia, para os procedimentos classificados como de alta complexidade e para cirurgias.
Os interessados em participar da Consulta Pública nº 40 deverão enviar contribuições exclusivamente por e-mail que estará disponível no site da ANS de 15 de abril a 14 de maio.
Fonte:
Agência Nacional de Saúde Suplementar
11/04/2011 15:23
Artigos Relacionados
ANS quer sugestões sobre programa capaz de avaliar desempenho de planos de saúde
Ministério da Saúde e ANS anunciam novas coberturas dos planos de saúde
Começam a valer as novas coberturas dos planos de saúde
Projeto permite coberturas reduzidas e assistência farmacêutica em planos de saúde
ROCHA QUER ENTENDIMENTO SOBRE REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE
ANS quer ouvir sociedade sobre portabilidade de carências de planos de saúde