Antero acredita que Plenário reverterá decisão da Comissão de Justiça sobre CPI dos Bingos



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) reiterou nesta sexta-feira (12) sua expectativa de que o Plenário reverta, na terça-feira (16), a decisão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) de considerar legítima a posição do presidente do Senado, José Sarney, de não indicar integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos.

Dos 81 senadores, recordou, 39 assinaram o pedido da comissão parlamentar de inquérito e apenas quatro retiraram suas assinaturas. Portanto, assinalou, 35 senadores mantiveram seu apoio à criação da comissão e, se reiterarem suas posições, serão necessários poucos votos adicionais para que o Plenário rejeite a decisão de Sarney a respeito das indicações para a CPI.

- Teremos, no mínimo, os 35 votos dos que mantiveram suas assinaturas. A partir daí faremos o bom debate e, sim, temos chances efetivas de ganhar - disse Antero, ao recordar que, por exemplo, o senador Marcelo Crivella (PL-RJ) anunciou uma posição independente a respeito do caso.

O senador acusou integrantes da base de sustentação do governo de não ter "o menor apreço" por valores republicanos. Ele ressaltou que a falta de indicação dos integrantes da CPI dos Bingos não é uma atitude contra a minoria, mas contra o próprio Parlamento.

O senador contestou ainda, em seu pronunciamento, nota publicada no jornal O Globo pela jornalista Tereza Cruvinel, segundo a qual ele teria manobrado, na condução dos trabalhos da CPI do Banestado, que investiga denúncias de evasão fiscal, para não colocar em votação requerimento de convocação do ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco. Franco e outros quatro ex-diretores do banco poderiam, de acordo com a nota, "explicar uma operação recém descoberta", a qual serviria de munição contra o governo passado.

- Não houve manobra nenhuma e, se houve, não foi do presidente da comissão. Na hora de colocar requerimentos de minha autoria em votação, o relator da comissão pediu para analisá-los melhor, e concordei. O que fiz foi cumprir o Regimento - afirmou.

Antero disse ser favorável a uma possível reconvocação de Gustavo Franco, assim como da convocação de todas as pessoas que puderem ajudar a esclarecer as denúncias de evasão de divisas do país.

Em aparte, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), disse que, na sua opinião, o atual governo poderia convocar "quem quisesse" para depor na CPI do Banestado. Ele afirmou ainda que indicou no ano passado dois senadores para compor a CPI que investigaria o Sistema Único de Saúde (SUS). Parlamentares da base governista lembraram recentemente o caso para observar que o governo passado também havia sido contrário à instalação de uma comissão de inquérito. "A CPI do SUS não foi instalada porque o governo atual não quis", disse Virgílio.



12/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário pode votar decisão de Sarney sobre CPI dos Bingos

Heloísa espera que Plenário reveja decisão da CCJ sobre instalação da CPI dos Bingos

Antero conclama senadores a derrubarem parecer da CCJ sobre CPI dos Bingos

Vieira acredita que MP não vai ratificar a decisão sobre relatório da CPI

Presidente da CPI dos Bingos quer que STF apresse decisão sobre a quebra dos sigilos de Okamotto

Plenário votará parecer de Quintanilha sobre CPI dos Bingos